Quinta do Portal recebe melhores azeites do mundo

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Quinta do Portal recebe a Brazil International Olive Oil Competitition (BRAZIL iOOC), um dos maiores eventos mundiais de azeite. Em competição estarão cerca de 100 produtos, de dez diferentes países. A III edição da iniciativa decorre dias 23 a 24 de agosto, e avaliará amostras de azeites de Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, Itália, Tunísia, Turquia e Uruguai.  


A Quinta do Portal já foi distinguida por duas vezes na iniciativa. O Azeite Virgem Extra Premium foi o vencedor da edição de 2019, realizada em São Paulo, e recebeu em 2020 também o prémio de «Best Design», pela sua rotulagem e packaging, altura em que conseguiu guindar-se ao Top10 do BRAZIL iOOC, que o considerou o melhor português em concurso.

Já este ano, o Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium trouxe de Itália, do EVO iOOC, uma medalha de ouro.

Desde 2017 que a Quinta do Portal fez uma aposta séria na produção e comercialização de azeites. Há muitos anos que a empresa produz azeite para consumo nos seus espaços de restauração, mas nos últimos anos fez duas novas plantações de olival, uma em bordadura, na Quinta do Confradeiro, e outra em sistema contínuo. Estas novas unidades juntaram-se, assim, a um outro olival que já estava em produção e que permitem que a empresa tenha produção suficiente para responder à demanda sobretudo de marcados externos.

A BRAZIL iOOC procura a excelência dos bons azeites, com grande harmonia de aromas e paladar, para orientar os consumidores de diferentes mercados sobre a cultura do produto, conhecimento, qualidade e sabor. O evento decorre simultaneamente no restaurante Kinoshita, em São Paulo, devido ao contexto pandémico no Brasil. A avaliar as amostras a concurso estarão 18 dos maiores especialistas em azeite virgem extra do mundo.

Em Portugal, na Quinta do Portal, as provas caberão a José Ventura, José Baptista, Henrique Herculano, Ikran Ben Cheick, Lisete Osório e Paulo Morgado. Na variante brasileira da competição estarão igualmente algumas das maiores autoridades no domínio. Ana Beloto, Edna Bertoncini, Isabel Kasper, Juliano Garavaglia, Paulo Freitas, Pérola Polillo e Ricardo Furtado estão já confirmados.