Refresca a tua curiosidade

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Desafiado pelo norte-americano Henry Behar, que pretendia lançar um vinho nos EUA, o enólogo António Porto Soares Franco criou a marca LANCERS em 1944. Este acordo acabou por tornar o LANCERS num dos vinhos rosés mais famosos no mundo, com um vinho diferenciador e uma garrafa opaca e de formato diferente do habitual nos vinhos. Entre as décadas de 60 e 70, LANCERS vendia mais de 12 milhões de garrafas por ano, só no mercado dos EUA.


76 anos depois da sua criação, a José Maria da Fonseca, decidiu apostar no reposicionamento de LANCERS, mantendo o formato da garrafa: “Porque em 76 anos muito mudou nos hábitos de consumo e também na oferta das marcas, e porque acreditamos que LANCERS tem muito para oferecer, decidimos atualizar o posicionamento da marca. Criámos uma nova assinatura, determinámos os valores que queremos ver associados a esta marca e mudámos a imagem do packaging. Com estas mudanças, queremos chegar aos jovens adultos que procuram adicionar um tom de originalidade aos seus momentos de convívio”, refere Denise Madeira, Marketing Manager da José Maria da Fonseca.

A nova assinatura de LANCERS – “Refresca a tua curiosidade” – pretende despertar a curiosidade e desejo, através da garrafa opaca e icónica, e premiar os curiosos com um vinho leve e fresco. Já os valores associados à marca - Originalidade, Autenticidade e Amizade – enaltecem a garrafa icónica de LANCERS, a história de uma marca criada em 1944 por uma equipa de enologia experiente, e os momentos de convívio dos quais a marca quer fazer parte.

A nova imagem de LANCERS mantém o traço irreverente da marca, abandonando a forma oval do rótulo em prol de uma maior limpeza visual, maior foco na forma da garrafa e cor de fundo e maior dimensão dos conteúdos. O acabamento metálico escovado mate dá uma textura visual singular à garrafa, elevando a sua perceção de qualidade. Como num véu, revela sem mostrar. Provoca a curiosidade para depois recompensar quem a explorou. Esta intenção é conseguida na garrafa com um gradiente de círculos que nos dão um vislumbre da cor do vinho.

Desde a sua criação, LANCERS tem definido um caminho diferente e irreverente na sua comunicação, mas sempre com uma certa leveza, originalidade e proximidade. “Refresca a curiosidade com a vida” é o desafio que a marca lança ao comunicar este lançamento que será visível nos pontos de venda bem como nos canais digitais.