Restaurante & Terrace Enoteca 17•56 reabriu com novidades

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Situada à beira do rio Douro, no Cais de Gaia, e integrada no centro de visitas da Real Companhia Velha, a emblemática Enoteca 17.56 voltou a abrir portas. A reabertura trouxe novidades, que assentam, desde logo, na consolidação da parceria com o grupo de restaurantes Romando, agora responsável por toda a oferta gastronómica. Este é um espaço muito amplo, com restaurante e duas salas privadas indoor, e um grande terraço panorâmico, com vista para o rio e para a idílica ribeira do Porto, e agora ainda mais convidativo à degustação de iguarias e vinhos
 

De uma carta composta por 86 opções de escolha, mantêm-se os best sellers da Enoteca 17.56 – ‘Enchidos Joselito’, ‘Bife Tártaro’, ‘Amêijoas à Bulhão Pato’, ‘Filetes de Robalo’, ‘Polvo à Lagareiro’, ‘Filetes de Polvo’, ‘Bife à Enoteca’, carnes maturadas e, nas sobremesas, ‘Mil Folhas de Baunilha e Caramelo Salgado’, ‘Sablée de Ovos Moles e Framboesas Frescas’ e o ‘Bolo Cremoso de Chocolate’. Mais recente, mas igualmente um caso de sucesso, o ‘Expresso Affogato’. 
 
O Grupo Romando introduziu alguns dos seus clássicos – ‘Ovos Rotos’, ‘Tagliolini al Tartufo’, ‘Spaghetti de Lavagante Azul’, ‘Risotto de Camarão Tigre’, ‘Arroz de Lavagante’, ‘Bife Wellington’ e as famosas criações asiáticas ‘Temaki Aberto de Unagi’, ‘Gunkan de Ovo Trufado’, ‘Gunkan Wagyu’ e ‘Gunkan de Toro’. Nos doces, o ‘Red Velvet Cheesecake’ e o ‘Fondant de Caramelo’. A Real Companhia Velha e o Grupo Romando apostaram em novidades, como o ‘Foie Gras Canard Entier’, nas entradas; o ‘Risotto Rabo de Boi’ e o ‘Arroz de Gambas e Vieiras’, como pratos principais; e o ‘Mini Escangalhado Romando’, como sobremesa. A grande estreia, em todo o Grupo, é o ‘Romando Extragavanza’, uma seleção de 50 peças de sushi, numa versão ainda mais aprimorada do ex-libris ‘Especial Romando Premium’.
 
A agora Enoteca 17.56 x Romando é um espaço que privilegia a arte de bem receber, onde a estética e o conforto à mesa são complementos de uma cozinha sólida, que tem como protagonistas o produto e uma linguagem de memória, reinventada no empratamento. Pensada para vários públicos, a oferta gastronómica é eclética, viajando pelas tão apreciadas carnes, pelos peixes e mariscos; pela comida asiática, cada vez mais apreciada; por uma seleção de apetecíveis pizzas gourmet, pasta e risotto; e apontamentos de luxo a trazer caviar e foie gras à mesa, entre outros. Isto para além de doces iguarias e de uma selecionada oferta de queijos, nacionais e internacionais, a cargo da Fromagerie Portuguesa, com espaço próprio no piso da Enoteca, que soma também o Cigar Club, para quem gosta de charutos e de os harmonizar com vinho do Porto.
 
Reconhecido por um espaço de culto vínico, neste ponto não houve alterações e o foco mantém-se, com uma carta de vinhos com mais de 500 referências, que ali se podem usufruir, em harmonização gastronómica ou a solo, e que inclui uma generosa seleção a copo. Ao todo são 533 referências, distribuídas por 128 da Real Companhia Velha, 161 de outros produtores de todas as regiões portuguesas, 174 vinhos estrangeiros, de várias Denominações de Origem de França, Itália, Espanha, Alemanha, e 70 fortificados, onde se incluem Vinhos do Porto da Real Companhia Velha e até Tokaji da Hungria. 
 
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 22h30, com almoços entre as 12h30 e as 15h30, e jantares, das 19h00 às 22h30, na Enoteca 17.56 e em take away. Ao fim de semana há home delivery em Vila Nova de Gaia, Porto, Maia e Matosinhos. Durante a tarde, o espaço está aberto para degustação de vinhos e cocktails, assim como seleção de enchidos, foie gras e queijos. Cumprindo todos os requisitos da DGS, a marcação é obrigatória e pode ser feita por telefone ou e-mail.