Revelados os vencedores do concurso da Beira Interior

17ª Edição

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Foram revelados, na Gala de Entrega de Prémios do 17º Concurso de Vinhos da Beira Interior, que este ano decorreu na Sertã, os vinhos que receberam as distinções de Medalha de Ouro. Entre as distinções entregues, foram também revelados os vencedores de Melhor Vinho da Beira Interior, o Melhor Vinho no Feminino, a Melhor Imagem e Melhor Imagem no Feminino.

 

O concurso, que decorreu nos dias 13 e 14 de Junho, organizado pela Comissão Vitivinícola da Beira Interior (CVRBI), teve como objetivo eleger, de entre todos os vinhos a concurso, os que melhor se destacam na sua qualidade. Para Rodolfo Queirós, Presidente da CVRBI “a região tem feito um trajeto crescente na qualidade, que só é possível graças ao esforço e empenho dos nossos produtores. A adesão ao concurso é importante, para demonstrar isso mesmo”. 

Foram premiados 25 vinhos com medalhas de ouro, sendo que o grande destaque foi para o Aforista DOC Beira Interior Reserva Branco 2022, que recebeu a distinção de Melhor Vinho da Beira Interior, o mais alto galardão do concurso. Outra particularidade do Concurso de Vinhos da Beira Interior recai na atribuição de prémios para a Melhor Imagem (atribuído ao 1808 Portugal – Blush Rosé 2023), Melhor Imagem no Feminino (atribuído ao Exilado Espumante Grande Reserva Bruto Chardonnay 2016) e Melhor Vinho no Feminino (atribuído ao Pinhel Grande Escolha Síria Branco 2023).  

Para Rodolfo Queirós, “a atribuição, não só das habituais medalhas de ouro, como também das distinções de Melhor Vinho, Melhor Vinho no Feminino, Melhor Imagem e Melhor Imagem no Feminino, contribuem para aportar à região um carácter único e diferenciador. Não se trata de discriminação, positiva ou negativa, mas sim de premiar os vinhos da nossa região, com base em critérios mais holísticos que abranjam todas as particularidades dos consumidores e de um mercado em constante mudança.” 

A entrega dos prémios do Concurso Vinhos da Beira Interior contou com as presenças de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã e Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, ambos a destacarem o valor do Vinho e do Enoturismo, para a atividade económica da região.