Setor do Vinho do Porto repudia alegações de fraude 

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto afirma não existirem "indícios de que possa estar em causa qualquer comportamento fraudulento por parte de qualquer das empresas" visadas na notícia publicada na última edição do Expresso, dando conta de um estudo científico da Universidade de Groningen, na Holanda. Este analisou, pelo método de datação usando Carbono 14, a idade dos vinhos que constituíam o lote de vários exemplares de Tawnies 10 e 20 anos, selecionados aleatoriamente das prateleiras da distribuição daquele país. As conclusões apontaram para que 14 desses 20 vinhos não apresentaram a idade patenteada nos rótulos, sendo que metade são inferiores e quatro superiores.

 


O IVDP sublinha que "os vinhos [são] submetidos a um processo de certificação da responsabilidade do IVDP, de inexcedível exigência técnica, suportado pela acreditação internacional pelas normas ISO 17065 e ISO 17065 que detém desde há mais de 20 anos". 
Mais ainda, a "incidência das ações de controlo e fiscalização que o IVDP desenvolve junto dos operadores do setor é dissuasora de qualquer tentativa de fraude, pela sua frequência e abrangência, ocorrendo a colheita de amostras diárias nos armazéns e em todas as linhas de engarrafamento do setor do Vinho do Porto, minimizando-se qualquer possibilidade de desrespeito das regras instituídas por parte de qualquer dos agentes económicos".


O IVDP recorda que "os vinhos de lote, como os Tawny 10 anos e 20 anos, correspondem a uma arte de lotação secular, permitindo que os vinhos apresentem as características de uma idade, sem estar em causa a idade do vinho". 
De igual modo, a Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP) refere que "as insinuações sobre a categoria de Vinho do Porto 10 anos de idade e de algumas marcas [...] são intoleráveis e inadmissíveis". 
  
E acrescenta que, "apesar de contactadas pelos jornalistas envolvidos, as empresas comerciais de Vinho do Porto e o IVDP não tiveram acesso ao estudo mencionado, nem houve possibilidade de avaliação do contraditório necessário para o total esclarecimento do assunto". 
  
Recorde-se que, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao ano transacto, as exportações de Vinho do Porto representam 35% das vendas totais de vinhos portugueses ao exterior até novembro de 2021 (852 milhões de euros), num valor de 390 milhões de euros.