Sidónio de Sousa (1931 - 2021)

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Conhecido produtor de vinhos da Bairrada morreu aos 90 anos. Deixa alguns dos mais apreciados vinhos da região que ajudou a transformar. Esteve ligado à política, enquanto vereador pelo PSD da Câmara Municipal de Anadia, ao desporto e foi também empresário do setor automóvel.

 

De uma família ligada à produção de vinho há vários gerações, Sidónio de Sousa é um nome nacional que manteve erguida na sua geração a produção vitícola, com continuidade assegurada na geração seguinte pelo filho Paulo de Sousa.

O produtor de vinho agora falecido começou por deixar marca na dinâmica que imprimiu no desporto, com ligações ao ciclismo. Voltas a Portugal e incontáveis prémios de ciclismo na Asociação de Ciclismo da Beira Litoral. Foi também jogador de basquetebol do Sangalhos Desporto Clube.

Nos vinhos, Sidónio de Sousa começou a engarrafar ainda na década de 80 e depois, com mais regularidade, na década de 90. Parte integrante dos "Baga Friends", com o filho Paulo, produzia vinhos com métodos clássicos e de grande qualidade.

Para além do vinho e do desporto, Sidónio de Sousa foi também empresário do setor automóvel com a rent-a-car Iberocar, criada ainda na década de 60 com um sócio. Já na vida política, foi militante do partido social-democrata durante vários anos e foi vereador da Câmara Municipal de Anadia há cerca de três décadas.

A Revista de Vinhos presta a devida homenagem ao trabalho e ao legado e endereça condolências à família e amigos.