Apresentada na Fundação de Serralves, emerge do contraste: entre o cúbico e o cilíndrico, entre o quadrado em madeira e a garrafa de vidro.
O projeto CEPA conta com uma nova peça desenhada pelo arquiteto Siza Vieira. Concebida pelos arquitetos Pedro Geraldes e Nuno Travasso, a CEPA nasce como uma peça singular, em madeira ou cortiça, com o propósito de elevar a experiência de servir e apreciar vinho, incluindo o Vinho do Porto.
A CEPA original resulta do desenho de três círculos inspirados nas formas geométricas da garrafa e da rolha, enquanto a CEPA Siza Vieira, apresentada na Fundação de Serralves, emerge do contraste: entre o cúbico e o cilíndrico, entre o quadrado em madeira e a garrafa de vidro, num desenho que concilia geometrias e eleva a presença da garrafa à mesa.
CEPA é uma peça na qual a nobreza das madeiras do Douro e a histórica relevância da cortiça nacional, associadas à sabedoria das mãos de artesãos locais se unem ao vinho, através da simplicidade do desenho. Este conjunto de criações celebra o vinho e trabalha os seus símbolos, as suas características, adicionando valor ao acto do seu transporte, ao ato de servi-lo e à colocação da garrafa sobre a mesa.
Desenhada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, vencedor do Prémio Pritzker e autor de diversas obras premiadas em todo o mundo, esta peça é mais um tributo CEPA à valorização do ritual vínico. Produzida em Portugal, em madeiras maciças de origem selecionada, cada unidade é cuidadosamente trabalhada, entalhada e acabada à mão por marceneiros especializados.
CEPA é produzida a partir de uma peça única de madeira ou cortiça, na qual se escavam duas cavidades que se intersectam: uma para a garrafa, outra para a rolha. A assimetria das cavidades permite que seja transportada, de forma estável, com a mão esquerda, enquanto o vinho é servido com a direita. Sobre a mesa, ambos os vazios são preenchidos pelos dois elementos que protegem e conservam o vinho – a rolha e a garrafa – agora contextualizado por texturas e aromas que estão na base da sua origem e preservação.