Sogevinus anuncia quatro Vintages 2019

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Em 2021, o grupo Sogevinus declara o lançamento de dois Vintages Single Quinta – Kopke Quinta de São Luiz e Burmester Quinta do Arnozelo 2019 - e dois Vintages Clássicos sob a chancela das Casas Cálem e Barros. Quatro Casas históricas, quatro Vintages de qualidade que chegam ao consumidor já no segundo semestre deste ano.


Em 2019, “a diversidade de solos, castas, exposições e altitudes permitiram maturações faseadas, fundamentais para a obtenção de uvas com elevada qualidade”, salienta Márcio Nóbrega, responsável de viticultura da Sogevinus Fine Wines. 

Assim, face a uma vindima com uma janela de maturação mais longa, a atenção ao detalhe em cada parcela e o controlo permanente do estado de maturação das uvas foram os fatores-chave para a obtenção de mostos frescos, aromáticos, com taninos assertivos e de grande intensidade corante.

Kopke, Quinta de S. Luiz Vintage 2019

Na Quinta de S. Luiz, situada na margem esquerda do rio Douro na sub-região do Cima Corgo, a vindima de uvas para Vinho do Porto iniciou-se a 09 de Setembro com tempo seco e temperaturas moderadas, que proporcionaram maturações graduais.

As amplitudes térmicas registadas em agosto e setembro foram bastante favoráveis à maturação das uvas. A ausência de chuva acompanhada das temperaturas altas, normais na região do Douro, a par de noites frescas, contrastaram com os excessos verificados nos verões dos últimos anos.

Foi neste contexto que foram selecionadas uvas de cotas médias e baixas, de exposição norte/ noroeste, provenientes exclusivamente das parcelas plantadas entre os 110 e os 135 metros de altitude, para produzir o Vintage da Quinta de São Luiz. Do lote fazem parte a Touriga Nacional e uvas provenientes de Vinhas Velhas, com mais de 80 anos.

Foram produzidas apenas 4.153 garrafas 750ml e 231 garrafas Magnum deste Vintage, de forma a dar continuidade ao legado da mais antiga Casa de Vinho do Porto que tem como berço a histórica Quinta de São Luiz. 

Burmester, Quinta do Arnozelo Vintage 2019 

Na Quinta do Arnozelo, situada na sub-região do Douro Superior, a vindima de uvas para vinho do Porto arrancou a 16 de setembro com o corte da Touriga Nacional exposta a nordeste a 280 m de altitude, avançando para a Touriga Franca, de parcelas a 200m de altitude e viradas a nascente, e para a Tinta Roriz virada noroeste com uma altitude de cerca e 250m.

Foram produzidas apenas 6.591 garrafas 750ml e 91 garrafas Magnum do Quinta do Arnozelo Vintage 2019. Uma edição limitada de um Single Quinta Vintage com o carácter distintivo da Casa Burmester.

Cálem Porto Vintage 2019 

Os Vintages Clássicos da Cálem nascem no Douro Superior, expressão de um mosaico de terroirs que traçam o perfil clássico da marca. São fruto de um blend de uvas de diferentes parcelas de Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão que, em percentagens diferentes, compõem o lote de um Vintage e que, ao longo dos anos, mantém a consistência da identidade da Casa. 

Foram produzidas apenas 3.992 garrafas 750ml e 24 garrafas Magnum do Vintage Cálem 2018, nesta categoria que vem sendo um clássico desta Casa.

Barros Porto Vintage 2019 

O coração do Douro, entre as regiões do Baixo e Cima Corgo, é o berço do Vintage Clássico da Barros.

A Touriga Nacional, a Touriga Franca e a Tinta Roriz são as três castas base para o lote deste Vintage que contempla ainda uma pequena percentagem de Sousão. 

Foram produzidas apenas 4.112 garrafas 750ml e 54 garrafas Magnum deste Vintage Clássico da Barros, uma Casa protagonista da história do Vinho do Porto escrita em português.