Sogrape apresenta o programa Seed the Future

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Sogrape apresentou o programa Seed the Future, um plano global de sustentabilidade para conhecimento dos stakeholders e do público em geral. O horizonte temporal é o centenário da empresa, a acontecer em 2042.

 

A carta, assinada por Mafalda Guedes, coloca algumas metas até lá:

 

Caros Amigos,


Há 80 anos que, de forma consistente, a Sogrape está empenhada em conduzir o seu negócio de forma responsável, protegendo os locais e as comunidades onde está presente e encontrando formas de os tornar melhores.


Enquanto uma família que nasceu no vinho, estamos próximos da terra, da água e das pessoas em cada uma das regiões onde operamos. Mas, acima de tudo, estamos empenhados em sustentar o planeta para as gerações futuras e em garantir que o vinho e a sua cultura possam ser preservados para aqueles que nos sucedem. Tudo isto será apenas possível sendo um catalisador para uma mudança social positiva, ao mesmo tempo respeitando os limites da nossa terra.


É por este motivo que iniciámos um novo ciclo na nossa jornada, a caminho do centenário da Sogrape em 2042. Seed the Future (Semear o Futuro) é o nome do nosso Programa Global de Sustentabilidade, uma estrutura desenvolvida pela Sogrape para focar os nossos esforços, para que juntos possamos reformular o modo como trabalhamos, de forma a construir um futuro mais sustentável, inclusivo e qualificado. Ao contribuirmos ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, acreditamos que podemos fazer parte da solução para os desafios mais prementes do mundo.


Numa primeira fase até 2027, queremos reduzir as nossas emissões em 50%, assim como criar estruturas de imobilização que nos irão permitir capturar o CO2 nas nossas próprias propriedades. O uso de energia será mais eficiente e iremos envolver a nossa cadeia de abastecimento para que possamos ter um impacto material, bem como implementar práticas para proteger e desenvolver a natureza e a biodiversidade. Queremos elevar a herança do vinho através da preservação, Investimento & Desenvolvimento e inovação. Isto inclui equipar as comunidades e os viticultores com competências, conhecimento e recursos para uma produção de vinho viável e sustentável no futuro.

Queremos fortalecer a nossa relação com os nossos colaboradores, clientes e comunidades, com base na integridade, ética e responsabilidade.


A Sogrape e a Família Guedes partilham o propósito de trazer Amizade e Felicidade a todos aqueles com quem nos relacionamos através dos nossos grandes vinhos. E há três gerações que nos orgulhamos do caminho que temos vindo a construir. Um sonho criado pelo meu Bisavô e um legado que queremos perpetuar, porque mais do que um negócio, para nós o vinho sempre foi uma forma de ser e de estar. O tempo passa, mas a Sogrape está aqui para ficar.


Acreditamos que devemos Semear o Futuro juntos e queremos convidá-lo a juntar-se a nós nesta entusiasmante e gratificante viagem. Criando valor a longo prazo e prosperidade, para um mundo melhor. Para um bem maior! Conheça mais sobre este programa no website da Sogrape em https://sogrape.com/pt/sustentabilidade.