Sogrape declara Vintage 2022

Porto Ferreira, Sandeman e Offley

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Sogrape anunciou a declaração de Vintage 2022 para as suas três casas de Vinho do Porto. Depois de um ano vitícola com condições climatéricas "favoráveis a uma maturação longa e equilibrada" das uvas, apresentam-se agora "vinhos de excelente qualidade". Sandeman Quinta do Seixo Vintage 2022, Porto Ferreira Quinta do Porto Vintage 2022 e Offley Vintage 2022 chegarão ao mercado em setembro.


Para Fernando da Cunha Guedes, “mais do que um marco no tempo e de um anúncio promissor, cada declaração de Vintage é a celebração do melhor que a natureza nos oferece em anos excecionais”. ”Cada colheita nesta categoria é a escrita de uma nova e entusiasmante página na centenária história do Vinho do Porto, num tributo ao nosso compromisso contínuo com a tradição, qualidade e excelência”, afirma o presidente da Sogrape.

A região do Douro viveu um inverno chuvoso, seguido de uma primavera e verão amenos. Com alguma chuva em abril e junho, e sem ondas de calor, as estações do ano 2022 combinaram assim uma série de fatores meteorológicos favoráveis à maturação das uvas. Em setembro, alguns episódios de precipitação impuseram uma gestão precisa na data de colheita, de forma a garantir a qualidade pretendida em cada parcela.


Luís de Sottomayor, diretor de enologia da Sogrape, e que assina estes três Vintages de 2022, fala de vinhos com boa acidez e muito elegantes. “O Porto Ferreira Quinta do Porto Vintage 2022 e o Sandeman Quinta do Seixo Vintage 2022 são vinhos que refletem a tipicidade do terroir de onde provêm. O primeiro é um vinho repleto de estrutura, profundidade e intensidade, enquanto o segundo se destaca pelo seu perfil elegante, harmonioso e complexo. O Offley Vintage 2022 também reflete as características do ano climático, sendo um vinho com volume excecional e estrutura assinalável”, refere o enólogo.

É na Quinta do Porto que nasce o Porto Ferreira Quinta do Porto Vintage 2022 que se junta assim à garrafeira  das Caves Ferreira.

Já Sandeman Quinta do Seixo Vintage 2022 apresenta-se como um "vinho excecional, produzido através da cuidadosa seleção de uvas provenientes exclusivamente da Quinta do Seixo", uma das maiores quintas no coração do Douro, com dezenas de castas tradicionais da Região Demarcada do Douro plantadas nos seus 71 hectares de vinha.


Sandeman Quinta do Seixo Vintage 2022 dá continuidade à história de Sandeman que, com mais de 230 anos de história e experiência, continua a renovar-se e a aprofundar o compromisso de "conjugar a tradição com a qualidade e a classe superior dos seus vinhos".


Enquanto os dois primeiros vinhos são o "espelho do terroir específico da sua Quinta de origem", Offley apresenta um Vintage clássico, fruto de uvas selecionadas de diversas propriedades na região, e representativo da consistência do estilo da marca. Mantendo-se fiel à sua identidade singular e aos já quase 300 anos de produção de vinhos excecionais, Offley Vintage 2022 é o sétimo Vintage do século XXI da marca.