Startup portuguesa lança app para impulsionar enoturismo

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Alle Wine, a aplicação que pretende impulsionar o enoturismo, é apresentada oficialmente amanhã, 6 de novembro, durante o Encontro de Vinhos 2021, pelas 17h30. Desenvolvida por uma startup portuguesa com o mesmo nome, vencedora do Wine Discoveries em 2018 e considerada alfa startup na Web Summit em 2019, a app vem dar resposta a algumas necessidades de um mercado em franco crescimento. 

A Alle Wine faz a gestão integrada da experiência enoturística, desde o momento inicial até à avaliação final. Esta app destina-se a dois públicos, os enoturistas e os produtores de vinho, e pretende ser um facilitador e agregador da experiência do enoturismo, permitindo ao utilizador poder descobrir, escolher, marcar e chegar às adegas/produtores de forma autónoma, simples e conveniente. O enoturista poderá ainda fazer a reserva da sua viagem, estadia e escolher os melhores locais para degustação.

A apresentação da app terá como mote “Innovation meets Tradition – Alle Wine leading the way” e conta com a participação de Lídia Monteiro, diretora coordenadora do Turismo de Portugal, de Roberto Antunes, diretor executivo NEST – Centro de Inovação do Turismo, e de António Pé-Curtom investigador de Wine Business – ISCTE-IUL e Fundador da Alle Wine. A moderação está a cargo de José João Santos, diretor de conteúdos da revista Essência do Vinho.

«Portugal já tem unidades de enoturismo de classe mundial, no entanto muitas não estão suficientemente divulgadas, nem a operar de forma expedita para captar os inúmeros potenciais enoturistas internacionais», afirmou o fundador e CEO da Alle Wine, António Pé-Curto. 

«O enoturismo é atualmente um setor com um crescimento muito acentuado, mas ainda com alguma imaturidade. Existe uma crescente procura e alguma oferta, que nem sempre se encontram. A Alle Wine vem exatamente responder a essa necessidade, permitindo a localização da oferta, seleção e marcação da experiência de enoturismo, de forma simples e imediata através da app», sublinhou Marta Vendeiro co-fundadora de Alle Wine. 

«Durante o último ano houve um trabalho muito minucioso de visitas às unidades de enoturismo portuguesas, de forma a podermos conhecê-las pessoalmente e assegurar que a oferta que temos na app será de muita qualidade e seguramente de encontro às expectativas dos visitantes quer nacionais quer internacionais», comentou a Ana Pinto co-fundadora de Alle Wine.