Sustainable Wine Roundtable

Indústria vitivinícola mundial une esforços para definir sustentabilidade

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Pela primeira vez, mais de 40 agentes da fileira do vinho em todo o mundo uniram forças através da criação da Sustainable Wine Roundtable (SWR), que tem como objetivo reforçar a liderança do sector vitivinícola líder em matérias de sustentabilidade.
 

Dos efeitos da seca às inundações, do aumento da temperatura aos incêndios, às pressões sociais em torno dos direitos e igualdade dos trabalhadores, a indústria do vinho e os seus fornecedores, à semelhança de outros sectores, depara-se com a necessidade de dar resposta a desafios significativos de modo a garantir a superação dos mesmos, acompanhar as exigências dos clientes e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
 
Tendo por base os inúmeros Standards e Programas de sustentabilidade existentes para o sector vinícola, o SWR irá desenvolver uma norma de referência global que clarifique o consenso da comunidade vitivinícola sobre o significado exato do conceito de sustentabilidade e a forma como esta é implementada e medida. Este trabalho providenciará uma orientação clara e credível sobre como colocar as vinhas e as adegas no caminho da sustentabilidade e ajudará retalhistas e consumidores a classificar os vários rótulos e claims ecológicos.
 
O SWR dinamizará grupos de trabalho com o intuito de desenvolver as melhores práticas e ferramentas em questões relevantes da sustentabilidade, sensibilizar, juntar atores da indústria, e posicionar a comunidade vitivinícola a nível mundial como uma força em prol de um mundo melhor.
 
Richard Bampfield MW, Presidente inicial desta mesa-redonda, afirmou: "Existem muitos programas e projetos inovadores que visam tornar as vinhas e as adegas mais amigas do ambiente e socialmente justas. O nosso objetivo é reuni-los, gerando a clareza, coesão e colaboração necessárias para que o sector vitivinícola se estabeleça como um líder no panorama mundial da sustentabilidade". "Convidamos todos os membros da comunidade vinícola a juntarem-se a nós", acrescentou Bampfield, salientando que a SWR estará aberta para adesão geral em 2022.
 
Adrian Bridge, Líder da Fundação Porto Protocol, corrobora: "enquanto organização, acreditamos que é através da ação colaborativa que seremos capazes de responder eficazmente às alterações climáticas. Por essa razão, estamos a criar uma rede de partilha de soluções climáticas para o setor vitivinícola a nível mundial. É com sentido de missão que unimos esforços com a SWR, uma instituição com um propósito alinhado com o nosso, para que em conjunto consigamos contribuir e beneficiar a comunidade do vinho em todo o mundo, esclarecendo conceitos e diretrizes relativas ao desenvolvimento sustentável”.
 
Nas palavras de António Amorim, Presidente da Corticeira Amorim: “Vinho e sustentabilidade têm uma clara relação que é reforçada pelo papel da cortiça natural. É com orgulho que nos juntamos a este prestigioso grupo de membros fundadores da Sustainable Wine Roundtable para fortalecer a liderança já demonstrada pelo sector vinícola nas questões ambientais e sociais. As credenciais de sustentabilidade da cortiça são imbatíveis, mas não são totalmente realizadas até que possamos compartilhá-las com os nossos clientes, pelo que esperamos que as iniciativas da SWR apresentem a oportunidade certa de fazer exatamente isso.”
 
Dra. Laura Catena, Diretora Geral da Catena Zapata & Fundadora do Catena Institute of Wine referiu:  "A nossa visão é elevar a nossa região por mais 200 anos e, para o fazer, precisamos de preservar o nosso ecossistema e as nossas tradições agrícolas. Há mais de uma década criámos o Código de Sustentabilidade para a Argentina e hoje centramos a investigação do Catena Wine Institute na compreensão do nosso terroir, na seleção das nossas plantas e do seu ecossistema, para que possamos preservá-los para as gerações vindouras. Tendo em conta os nossos compromissos, estamos encantados por aderir à SWR".
 
Marcus Ihre, Diretor de Sustentabilidade da Systembolaget, assegurou: "A indústria do vinho precisa de se unir para definir a sustentabilidade, desenvolver um padrão global, colaborar e trabalhar na forma de comunicar com os consumidores. A Systembolaget tem o prazer de apoiar este trabalho como membro fundador".
 
Anne Jones, Gestora de Categoria: Cervejas, vinhos e bebidas espirituosas na Waitrose & Partners disse: "Como líder no setor do retalho, sabemos como a sustentabilidade é importante para os nossos clientes. A SWR será uma excelente forma de trabalharmos com outros para aprendermos como todos podemos clarificar as mensagens de sustentabilidade para o vinho e impulsionar a mudança".