Symington Family Estates lança School of Port

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A School of Port é o mais recente projeto digital desenvolvido pela Symington Family Estates, empresa familiar produtora de vinhos na Região Demarcada do Douro desde o século XIX. O conceito surgiu como resposta à situação de confinamento provocada pelo novo coronavírus, como forma de prosseguir com as sessões de formação offline que já estavam a decorrer previamente. A plataforma vai permitir que profissionais de áreas como a restauração, hotelaria ou retalho, assim como os ‘wine lovers’ aprendam mais sobre o vinho do Porto e a região do Douro através de workshops digitais e cursos online em formato vídeo e de acesso livre.


O primeiro módulo de formação da School of Port já está definido e irá focar-se nos “Essenciais”. Nesta primeira etapa de formação, os participantes terão a oportunidade de conhecer a metodologia de produção do vinho do Porto, os seus diferentes estilos, formas de servir e sugestões de harmonizações, bem como conselhos das melhores práticas para vender este produto, tanto no ambiente retalhista como em restaurantes. Os workshops serão ministrados por um educador de vinho do Porto profissional, via Zoom, seguido de um pequeno teste e emissão de certificado para os participantes que concluam com êxito a formação. As inscrições podem ser feitas através do site do projeto: www.schoolofport.com. 

A School of Port é ainda complementada por um perfil de Instagram (@schoolofport) que, apresentando uma abordagem mais informal, dá a conhecer a “perspetiva de bastidores” sobre vários aspetos da produção e do consumo do vinho do Porto. Na rede social são partilhados vários tipos de conteúdos informativos, como pequenos vídeos infográficos, emissões em direto regulares (Instagram Lives) com convidados especiais e “experts” do setor. Foi também criado um segmento semanal, o Expert Q&As, que tem vindo a despertar muito interesse na comunidade da página e que permite que os utilizadores enviem questões e dúvidas sobre o vinho do Porto que são depois respondidas.  

“Grande parte do nosso trabalho é educar as pessoas sobre o vinho do Porto”, afirma Rob Symington, produtor de vinho da quinta geração da família. “São muitas as vezes em que aqueles que não conhecem o vinho do Porto se tornam verdadeiros entusiastas depois de provarem estes vinhos e aprenderem acerca deles. Damos muitas formações ao consumidor através das nossas visitas guiadas e degustações no Porto e no Douro, mas um outro aspeto crucial é a formação no próprio seio do negócio. Quem trabalha em garrafeiras e restaurantes pode tornar-se um grande embaixador deste vinho se tiver conhecimento suficiente e afinidade com a categoria. Estamos muito entusiasmados em poder usar a School of Port para dar formação em vinho do Porto a profissionais do setor de todo o mundo de forma atrativa, contemporânea e útil”, concluiu.