Symington investe no centro da cidade do Porto

Novo projeto tem abertura prevista para 2024

Fotografia: Arquivo
José João Santos

José João Santos

Os Symington preparam-se para reforçar a aposta no setor do enoturismo, desta vez estreando-se com um novo projeto na cidade do Porto, na centralidade da Praça Carlos Alberto.

 

A família adquiriu ali um edifício em 2019, pouco antes de a pandemia da Covid-19 rebentar, o que fez protelar por um par de anos o que está pensado e começa agora a desenhar-se no papel. Em termos práticos, o edifício de três pisos albergará um conceito aliado ao vinho, à gastronomia e às experiências enogastronómicas, que incluirá um wine bar, um wine club e um restaurante, entre outras valências.

“Não é um projeto pensado só para turistas, é também focado nas pessoas da cidade”, explicou à Revista de Vinhos o chairman da Symington Family Estates, Johnny Symington, que prevê a abertura em 2024.

Esta semana, a Symington está a inaugurar dois outros espaços que sublinham a ligação do turismo ao vinho. 

Em Vila Nova de Gaia, na Graham’s, o restaurante Vinum conhece desde terça-feira um novo e mais alargado terraço, que passa a somar 160 lugares dispostos por diferentes áreas e patamares, que permitem uma vista muito bonita sobre os telhados dos históricos armazéns de Vinho do Porto, com o Douro e a ponte Luis I em fundo.  Estão reservados 80 lugares para os clientes que pretendam aceder às propostas do Vinum, da autoria Sagardi, ficando os restantes pensados em quem pretende desfrutar de um cocktail. O horário, do meio-dia à meia-noite, todos os dias da semana, é generoso.

Entretanto, no Pinhão, na sexta-feira, a Symington inaugura na Quinta do Bomfim o segundo conceito gastronómico em parceria com o chefe Pedro Lemos. Depois da Casa dos Ecos segue-se o Bomfim 1896 com Pedro Lemos, restaurante com cozinha aberta que pretende mostrar o potencial da gastronomia duriense, contextualizando com técnicas que prometem respeitar o produto e garantir bons “pairings” com vinhos.