Chefes, enólogas e escançãs juntas em jantar memorável.
Tal como na escrita, existirá uma cozinha feminina? Será que a comida tem sexo? Será que, tal como na arte, a expressão matricial pode traduzir-se de outro modo no prato?
Tudo questões que nos fizeram pensar num cenário muito especial: a Casa de Chá da Boa Nova, que se tornou numa espécie de gineceu enogastronómico...
Rui Paula defende que “a comida não tem sexo”, mas o jantar inaugural da iniciativa “Ladies Nights” onde a chef executiva Catarina Correia (Casa de Chá da Boa Nova) convidou Louise Bourrat (Boubou’s), Ana Moura (Lamelas), Maria Caldeirão (Âmago) e Autora Goy (Apego) homenageou o talento feminino.
Apesar da cozinha ser um mundo a que as mulheres estão quase umbilicamente ligadas, o facto é que a sua expressão no âmbito profissional só nos últimos anos começou a ter representatividade mais afirmativa em Portugal, por incrível que pareça.
Feminismos à parte, tal como um vinho produzido por uma mulher marca a diferença, também a culinária acaba por configurar uma leitura tecida de emoções singulares.
Os vinhos selecionados para o jantar foram também de enólogas e produtoras portuguesas, tendo a harmonização vínica sido da responsabilidade das escançãs Cátia Oliveira (Casa de Chá da Boa Nova), Priscila Haddad (Sogevinus) e Daniela Rodrigues (Authentic).
Os vinhos Murganheira CZAR Rosé 2018 (Marta Lourenço), Nossa Calcário Bical 2023 (Filipa Pato), Santiago SOU Alvarinho 2022 (Joana Santiago), Wine and Soul GURU 2023 (Sandra Tavares da Silva), Munda Encruzado 2021 (Joana Cunha) e Kopke White 30 anos (Carla Tiago) harmonizaram de forma subtil mas marcante em cada etapa, sendo propositadamente escolhidos brancos delicados, evocadores dessa mesma faceta feminina, segundo a escançã Cátia Oliveira.
O palco impactante da Casa de Chá da Boa Nova ajudou à festa gastronómica e por este primeiro jantar encantaram as interpretações de sabor e casamentos inusitados na “Amêijoa/Carvão”, “Espargos/Hollandaise de Vin Jaune/Brioche de Nori”, “Gamba Violeta/ Arroz /Molho de moqueca”, “Alcachofra e pasta”, “Carabineiro/Salsafi”, “Lula Chanel”, terminando com “Canja de Garoupa/Fígado de Abrotéa”.
O próximo evento está marcado para 7 de julho, sendo a anfitriã, dessa vez, a luso-francesa Louise Bourrat a receber na cozinha do Boubou’s as chefes Alessandra Montagne (Cícero) e ainda Catarina Correia (Casa de Chá da Boa Nova) e Rita Magro (Blind), estando as sobremesas entregues a Juliana Penteado. O último jantar ocorrerá a 3 de outubro no Lamelas, em Porto Covo, sendo Ana Moura a anfitriã, dessa vez, com programa e elenco ainda a definir.