Taylor´s declara terceiro Porto Vintage clássico consecutivo

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

É raro mas acaba de acontecer. A Taylor’s anuncia que, depois de 2016 e 2017, também 2018 será ano de Porto Vintage clássico.
 

“E um ano em que as condições gerais foram excelentes, mas excecionais no Douro superior. Como a Taylor's é a única das nossas casas com uma extensa propriedade nesta parte do Douro, conseguiu fazer um Vintage clássico”, começa por explicar em comunicado Adrian Bridge, o CEO do grupo Fladgate Partnership (Taylor’s, Fonseca, Croft, Krohn).

 

David Guimaraens, diretor técnico e de enologia, acrescenta: “O Douro Superior desfrutou da combinação de abundante água subterrânea e clima quente durante o verão, o que muitas vezes produz magníficos Vintage. Isso deu-nos excelente maturidade fenólica, típica de um período de maturação quente, mas com maravilhosas camadas de fruta e uma acidez fresca que normalmente vemos em anos mais frescos”. Diz ainda que “a colheita de 2018 produziu excelentes Vintages, embora o ano tenha tido os seus desafios. Um deles foi a severa tempestade de granizo que devastou muitas vinhas do vale do Pinhão, no dia 28 de maio, entre elas a Quinta do Junco da Taylor’s. É importante notar que os vinhos de 2018 têm a mais alta intensidade de cor dos últimos anos, o que é sempre um sinal de boa extração e longevidade".

A raridade de opção de declarar Vinta clássico pela Taylor’s é novamente justificada por Adrian Bridge: “O nosso princípio é que apenas declaramos um Vintage Clássico quando a qualidade está presente e isso é ditado pelo ano e não por qualquer outra consideração. Atendendo à situação económica que vivemos, engarrafaremos os vinhos em julho, como de costume, mas apenas iniciaremos a comercialização no início de 2021”.

A Fonseca lançará o Vintage Guimaraens 2018, o primeiro Guimaraens desde 2015. Adrian Bridge comenta: “Estou muito satisfeito em lançar o Guimaraens Vintage de 2018. O conceito Guimaraens é único, um vinho com a mesma constituição e carácter que os clássicos Fonseca Vintages, mas feito com um estilo mais acessível e de maturação mais precoce”. David Guimaraens acrescenta: “Acredito que o 2018 seja um dos melhores exemplos recentes de um Guimaraens Vintage, com os ricos e densos frutos da floresta e taninos resistentes, mas otimamente integrados".

A Croft lançará um Vintage de Quinta a partir da histórica Quinta da Roêda.