Tejo escolhe os ‘Melhores do Ano’

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Pedro Pinhão é o enólogo do ano, enquanto Jorge Antunes, presidente da Adega do Cartaxo, e Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, recebem prémio Carreira.
 

A mais recente edição da Gala Vinhos do Tejo, promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, foi palco do anúncio e entrega dos vencedores de dois concursos – 15.º de Vinhos do Tejo e 3.º de Fotografia de Vinhos do Tejo. 
A edição deste ano teve lugar no recentemente inaugurado Imóvel de Valências Variadas (IVV), em Almeirim. 
Foram distinguidos o Enólogo do Ano, a Empresa Dinamismo, a Empresa Excelência e atribuído o Prémio Carreira. No que toca à vertente de animação turística do território, Natureza, Património e Enoturismo foram as categorias premiadas este ano (três de um total de seis, alternadas ano a ano).
O prémio de Enólogo do Ano foi atribuído a Pedro Pinhão, administrador e diretor da equipa de enologia da Quinta da Lagoalva, empresa à qual se dedica há mais de duas décadas. 
A Quinta da Lagoalva recebeu também o prémio de Melhor Enoturismo, categoria integrada nos Prémios Tejo Anima, que elegeram ainda o Mercado Municipal de Santarém, na categoria de Património e Oferta Cultural e a aldeia de Dornes, em Ferreira do Zêzere, na categoria Natureza.
O Prémio Carreira foi entregue a Jorge Antunes, presidente da Adega do Cartaxo, e a Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim. 
A Empresa de Excelência é o Casal da Coelheira e, na Empresa Dinamismo, a Fiuza Wines foi a vencedora. 
No que concerne aos vinhos, os grandes vencedores foram o Casa da Paciência Grande Reserva Alvarinho Vinhas Velhas branco 2024 (Casa Paciência, em Alpiarça) e o Quinta da Badula Grande Reserva tinto 2027 (Quinta da Badula, em Rio Maior) com Prémios Excelência; o Encosta do Sobral Grande Reserva Fernão Pires Vinhas Velhas branco 2023 (Santos & Seixo, em Tomar) e Bathoreu Castelão tinto 2023 (Agro-Batoreu, em Aveiras de Cima). 
A medalha de Grande Ouro foi entregue a 11 vinhos e 52 com Ouro. Num total de cerca de 200 vinhos avaliados em prova cega, mais de 30% conseguiram distinções douradas. 
Vai já na terceira edição o Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo, tendo os prémios deste ano sido atribuídos, do primeiro para o terceiro lugar, às fotos “Estrela” (Rui Brites de Sousa, do Estoril), “À nossa!” (Guilherme Pinto, de Torres Novas) e “No Trabalho” (Miguel Machado, de Leiria), curiosamente, todas apresentadas a preto e branco.