The Famous Grouse celebra Dia Mundial do Whisky

Mercado de Algés

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O Dia Mundial do Whisky assinala-se a 21 de maio e o Whisky número 1 da Escócia está a preparar uma ação especial, com cocktails e brindes para os consumidores. Aproveitando a ocasião, The Famous Grouse partilha um pouco da sua história centenária e sugere três formas de desfrutar um Whisky.

 

The Famous Grouse, o Whisky número 1 da Escócia há mais de 40 anos, decidiu celebrar o Dia Mundial do Whisky – que este ano se assinala a 21 de maio – junto dos consumidores, com uma ativação no Mercado de Algés. Nesse sábado, a partir das 17h, a emblemática marca de Whisky escocês estará pelo Mercado de Algés a preparar vários cocktails para que os consumidores possam degustar o Whisky de uma forma diferente e refrescante. 

Adicionalmente, terá um passatempo no local, em que vários consumidores poderão receber alguns brindes durante o momento de consumo.

Curiosidades sobre The Famous Grouse

Aproveitando a ocasião, o icónico Whisky dá a conhecer algumas curiosidades sobre a sua história:

1.     Em 1835, Matthew Gloag abriu uma loja dedicada ao comércio de bebidas espirituosas na sua cidade natal, Perth, na Escócia. Em 1896, o seu sobrinho, também ele chamado Matthew Gloag, criou um blend (que combina whiskies diferentes de Grão e Malte) chamado “The Grouse”, dedicado aos caçadores desta ave que faziam romarias à cidade.

2.     Este Whisky veio revolucionar o que se fazia até então nesta bebida espirituosa, tal era a sua suavidade, sabor e consistência na qualidade. Tornou-se tão famoso que, em 1905, passou a chamar-se “The Famous Grouse”. 

3.     Poucos conhecem, mas, no seu rótulo, o animal presente é uma perdiz vermelha, bastante encontrado na zona rural escocesa. Hoje, é visto como uma personalidade icónica e um símbolo da inegável qualidade de The Famous Grouse, ao longo de mais de 125 anos.

Três formas de desfrutar um Whisky

O Dia Mundial do Whisky calha sempre a um sábado, para que os consumidores possam aproveitar da melhor forma. Se, a 21 de maio, quiser assinalar esta efeméride, sugerimos algumas possíveis formas de desfrutar de The Famous Grouse:

1.     Puro

Utilize de preferência copos pequenos e largos de vidro, próprios para servir Whisky. Para aproveitar ao máximo o aroma e o sabor da bebida, escolha um copo em formato de tulipa.

2.     On The Rocks

Se é adepto de uma bebida mais fresca, pode sempre optar por juntar uma ou duas pedras de gelo ao Whisky. No entanto, é importante ter em conta que o gelo vai derreter, o que deverá diluir o Whisky, o que o tornará menos intenso.

3.     Num cocktail

Outra possibilidade conhecida, é a de utilizar Whisky para criar alguns cocktails. The Famous Grouse recomenda o “The Famous Seltzer”:

•    Encha um copo alto com gelo;
•    Adicione 35ml de The Famous Grouse;
•    Complete com água tónica;
•    Decore com uma rodela de limão, espremendo algumas gotas, para dar mais sabor ao seu seltzer.