UVVA elege AJTS Gentilis Grande Reserva branco 2021

 
Redação

Redação

O vinho AJTS Gentilis Grande Reserva 2021, obtido em Gatão, Amarante, junto ao rio Tâmega, é o grande vencedor da II edição dos Prémios UVVA. Trata-se de um lote de várias castas brancas, que inclui Azal e Arinto, estagiado 12 meses em barricas de carvalho francês. O vinho em questão obteve a mais elevada pontuação nos Prémios UVVA 2023, tendo sido assim eleito “Melhor Vinho UVVA”. Ganhou ainda nas categorias “Melhor Vinho Branco” e “Melhor Amarante”.

Ex aequo em pontuação, os vinhos Portal da Calçada Cuvée Prestige Bruto (espumante não datado elaborado em Amarante pela Calçada Wines) e Sem Igual Bruto Natural 2017 (Lousada, projeto 100 Igual) conquistaram a distinção “Melhor Vinho Espumante”. O prémio “Melhor Vinho Rosé” foi atribuído ao Sem Igual Oaked 2021 (Lousada, 100 Igual) e o Quinta da Lixa Reserva 2016 (Lixa, Felgueiras, Quinta da Lixa) venceu no segmento “Melhor Vinho Tinto”.

Os Prémios UVVA são promovidos no âmbito do evento UVVA – Universo Vinho Verde Amarante. Nesta segunda edição, os prémios avaliaram um total de cerca de 70 amostras (espumantes, brancos, rosés e tintos), sujeitas a avaliação pelos produtores representados no certame. A sessão de provas, em que os vinhos foram avaliados em regime de prova cega, foi realizada na manhã de 16 de junho no Espaço Dolmen, no centro histórico de Amarante.

O júri foi constituído por Bernardo Pinho (sommelier Hotel Octant, Douro), Celeste Pereira (representante da Câmara de Provadores da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes), Gabriel Monteiro (sommelier The Largo Hotel, Porto), Ivo Granja (sommelier The Largo Hotel, Porto), José João Santos (Revista de Vinhos), Luis Costa (Revista de Vinhos) e Marc Barros (Revista de Vinhos).

Os prémios foram revelados a atribuídos este sábado à tarde, durante o segundo dia da sexta edição do evento UVVA, organizado pelo Município com produção da Essência Company. A decorrer até amanhã nos Claustros do Convento de São Gonçalo, em Amarante, o UVVA está a animar este fim de semana, com provas de vinhos da região, sessões de show cooking, restaurantes e atuações de Dj’s.