Vai ser eleita a melhor cerveja artesanal portuguesa

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Pela primeira vez, além das melhores cervejas caseiras, o Concurso Nacional de Caseiras e Artesanais vai escolher, em prova cega e isenta, a Melhor Cerveja Artesanal Portuguesa à venda em 2022.

 

Os interessados devem inscrever-se até ao dia 4 de dezembro no site do concurso em www.cncca.pt. Quer num caso quer noutro, as cervejas são avaliadas, em prova cega, por um painel de jurados composto por cervejeiros, juízes certificados, analistas sensoriais e especialistas ligados ao sector. A expectativa é grande o que não é alheio ao sempre crescente número de cervejas a concurso, mesmo durante a pandemia, facto bem demonstrativo do dinamismo e vitalidade do sector da cerveja artesanal portuguesa.

Para assinalar o 10º Aniversário do Concurso, além desta grande novidade, a Fábrica de Cervejas Portuense vai ser palco, nos dias anteriores (5 a 9 de Dezembro), de vários eventos de divulgação da cultura cervejeira que serão oportunamente anunciados, assim como o Programa propriamente dito do Concurso (nos dias 10 e 11) e os prémios, sendo que, neste caso, tal como nas edições anteriores, as receitas vencedoras de cada categoria na vertente caseira vão ser repercutidas em instalações de reconhecidas marcas cervejeiras nacionais (a anunciar).

O Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais é um evento organizado pelo Cervejas do Mundo – Fórum e certificado pelo Beer Judge Certification Program, organização mundial de juízes de cerveja, criada em 1985, presente em mais de 50 países.

Além de constituir um momento anual de confraternização da comunidade cervejeira nacional, o Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais é também uma oportunidade para os cervejeiros, sejam eles amadores ou profissionais, pegarem nas suas panelas e darem azo a experimentações e demonstrações da sua qualidade e mestria. O concurso procura ser, igualmente, um momento de alavancagem para novos projetos, incentivando-os a saírem da garagem de casa e a tornarem-se, quem sabe, num negócio e na próxima marca de cerveja artesanal em destaque nas melhores lojas de cerveja artesanal de Portugal (e, quem sabe, do mundo!).