Vamos falar sobre Parkinson?

Parkies à Mesa reúne chefes de cozinha e outras personalidades para desmistificar a doença

Fotografia: Fotos D.R.
Joana Soutosa

Joana Soutosa

Nascida da necessidade de combater o isolamento e o estigma associado a doenças do movimento, como é o caso do Parkinson, a iniciativa “Parkies à Mesa”, da Young Parkies Portugal, junta chefes de cozinha, médicos e investigadores e personalidades da sociedade civil para uma nova campanha de sensibilização.

O primeiro episódio desta segunda edição foi lançado ontem, no Dia Internacional da Doença de Parkinson. Teve lugar no estrelado Euskalduna Studio, no Porto, e reuniu o chefe Vasco Coelho Santos, João Massano, médico neurologista e coordenador do Centro de Investigação e Ensaios Clínicos do Centro Hospitalar Universitário de São João, e ainda o humorista e locutor Fernando Alvim. A consciencialização é feita através de um diálogo descontraído e informativo, sem esquecer a parte da alimentação que, a par do exercício físico e da saúde mental, são questões determinantes no dia-a-dia de quem vive com esta condição. 

A Young Parkies Portugal é uma associação que procura “informar, integrar e acompanhar” pessoas com Parkinson juvenil ou precoce, criando uma comunidade e dinamizando ações de interação e orientação. Estima-se que, em Portugal, duas mil pessoas manifestem Parkinson em idade jovem, ou seja, antes dos 50 anos.

Os próximos três episódios, a serem lançados brevemente, foram gravados em restaurantes reputados um pouco por todo o país: Canalha, do chefe João Rodrigues, Café de Cabanas, com a participação do chefe António Lobo Xavier, e no restaurante da Herdade do Esporão do chefe Carlos Teixeira.