A final decorreu hoje, 3 de outubro, no Palácio da Bolsa, no Porto, e o prémio pretende distinguir o profissional que melhor demonstrar excelência no conhecimento, serviço e promoção do vinho do Porto.
O pódio ficou fechado com Maria Pinto (2º lugar) e Luís Carreira (3º lugar).
O Master of Port é o único concurso internacional que celebra exclusivamente uma denominação de origem protegida – o vinho do Porto –, produzido na Região Demarcada do Douro, a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo (1756) e Património Mundial da UNESCO.
O concurso em Portugal é organizado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) em parceria com a Associação de Escanções de Portugal (AEP).
Criado em 1988, em França, o concurso conta já com 20 edições realizadas nesse país. Em 2025, além da estreia em Portugal, Benelux e Escandinávia, o Master of Port terá também a sua segunda edição no Reino Unido e a terceira no Canadá.