Vencedor do prémio PFV de 2021

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Primum Familiae Vini anunciou que o júri, constituído por um representante de cada uma das suas doze famílias produtoras de vinho, elegeu como vencedor do prémio PFV de 2021, no valor de €100 000, a Maison Bernard, em Bruxelas, o mais antigo luthier (fabricante de instrumentos de cordas) da Europa. 


A Maison Bernard é um fabricante e reparador de violinos de renome mundial e é gerido pela dupla pai-filho, Jan e Matthijs Strick, ambos famosos pelo seu extraordinário conhecimento e reconhecidos como exímios artífices. À Maison Bernard foi recentemente confiada a reparação de um Stradivarius — de valor inestimável — de 1732. 

Jan é uma autoridade internacional sobre a Escola Flamenga de fabrico de violinos dos séculos XVII e XVIII e este prémio facilitará a publicação do seu livro sobre violinos deste período e irá também financiar a ida a Chicago de Matthijs para obter experiência numa das mais conceituadas lojas mundiais de violinos. Além disso, ajudará também a garantir o futuro desta maravilhosa empresa familiar. 

Sob o lema, “Família é Sustentabilidade”, aliada às suas longas histórias e à fama dos seus vinhos, a PFV pretende encorajar empresas familiares independentes a continuarem os seus projetos e incentivar a excelência da produção, a sucessão geracional, a responsabilidade social e a sustentabilidade. Estes valores são primordiais para as doze famílias produtoras de vinho PFV. 

Matthieu Perrin, Presidente da PFV comentou: "Tivemos muitas candidaturas oriundas de todo o mundo e a seleção foi difícil, mas — na análise final — o júri sentiu que a Maison Bernard é um brilhante exemplo do mais refinado trabalho manual e da continuidade de uma antiquíssima tradição artesanal em mãos familiares, numa altura em que todos lutamos para sustentar as nossas empresas familiares."

Mais informações em www.thepfvprize.com