Vinhos do Tejo cresceram 28% 

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Apesar dos contratempos causados pela pandemia da Covid-19, a certificação de vinhos do Tejo aumentou em cerca de 28%, o que representa quase 30 milhões de litros certificados.


De janeiro a abril, o crescimento foi de mais de 76% e, no primeiro semestre, de aproximadamente 47%. Nos primeiros seis meses do ano, a CVR Tejo certificou 15,21 milhões de litros, o que representou cerca de metade dos números atingidos no final do ano: 29,75 milhões de litros. Face a 2019, que fechou nos 23,30 milhões de litros, o aumento de certificação foi de 6,45 milhões de litros. A quota de vinhos certificados com Indicação Geográfica Tejo o Vinho Regional Tejo mantém-se superior à DOC do Tejo, o que seria de esperar, com o encerramento de muitos restaurantes, bares e algumas garrafeiras (on trade ou canal HoReCa) e o crescimento das vendas de vinho a registarem-se nos super e hipermercados (off trade). 

Segundo Luís de Castro, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo “são boas notícias e que refletem o esforço coletivo dos vários players da região. Nota para o facto de resultarem do trabalho não de um, mas de vários anos, em Portugal e nos mercados internacionais. As expectativas para 2020 eram de crescimento, mas não tão elevado; o facto de termos crescido tanto num ano tão atípico foi uma vitória”.