ViniPortugal promove concerto online de homenagem ao vinho

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A ViniPortugal quer encerrar 2020 com uma homenagem à resiliência, ao esforço e à capacidade de superação e reinvenção desenvolvidos pelos produtores nacionais e pela indústria mundial do vinho e celebrar a união e o sucesso para o Ano Novo. Este é o mote para uma iniciativa inédita: reunir um milhão de apreciadores dos Vinhos de Portugal, espalhados pelo mundo, incluindo as comunidades portuguesas na diáspora, para brindar a 2021 e assistir a um concerto exclusivo da fadista Gisela João, emitido em direto, via streaming, no dia 28 de dezembro, pelas 21 horas (hora de Lisboa).


Intitulado “Wines of Portugal, a World of Music ”, o espetáculo será o primeiro concerto digital promovido pela chancela “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”. Poderá ser acompanhado em direto através da página de Facebook da Wines of Portugal, a partir da qual os utilizadores serão redirecionados para uma “sala” virtual dedicada, acessível através de smartphone, tablet, PC ou Smart TV. O público será desafiado a publicar, no dia do concerto, uma foto com um copo de vinho português na mão com o hashtag #wineofportugal para criar uma corrente de partilhas nas redes sociais.

A opção por um concerto de fado surgiu naturalmente pelos pontos em comum existentes entre as duas realidades. O fado, tal como o vinho, é um grande símbolo da identidade portuguesa e um património de inigualável valor que leva o melhor do País mundo fora. Da mesma forma que Portugal é reconhecido em todo o mundo pela qualidade e diversidade de castas autóctones, também o fado é uma herança musical do país que remonta à década de 1820, declarado Património Mundial pela UNESCO.

“Queremos desafiar as pessoas, em todo o mundo, a relaxarem durante uma hora e a assistirem a uma atuação da nossa conhecida fadista Gisela João. 2020 não foi um ano fácil e queremos homenagear todos os nossos produtores e a indústria mundial do vinho em geral, oferecendo-lhes este momento cultural de união. E o momento será ainda melhor com um copo de vinho português na mão, claro!”, afirma Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.