ViniPortugal quer aumentar orçamento para 2021

Objetivo dos mil milhões em exportações mantém-se

Fotografia: Arquivo

A Direção da ViniPortugal vai propor em Assembleia Geral daquele organismo interprofissional um aumento do orçamento para promoção dos vinhos portugueses em 2021, passando dos pouco mais de cinco milhões de euros deste ano para 8,5 milhões no próximo.

 

Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, explicou à Revista de Vinhos que o reforço das ações internacionais de promoção dos vinhos portugueses será inevitável face à pandemia que, entre outras consequências, motivou o cancelamento de dezenas de ações que estavam programadas em mercados estratégicos. A ViniPortugal mantém a ambição de atingir os mil milhões de euros em exportações em 2023, apesar de os números de julho deste ano apresentarem apenas um crescimento de +1,6% face ao mês homólogo do ano anterior. O rácio de crescimento médio anual das exportações de vinhos portugueses, nos últimos 10 anos, é de +3,3%, pelo que para atingir os mil milhões em 2023 será necessário crescer anualmente a uma média de +6,8%.

Num ano particularmente desafiante, as exportações de vinhos portugueses têm conseguido aumentar nalguns mercados externos, como é o caso dos países nórdicos europeus e do Brasil. Até julho, no Brasil, os vinhos portugueses eram os únicos a crescer em volume e em valor.

Frederico Falcão participou na celebração dos 112 anos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, que decorreu no Porto.

TEXTO José João Santos