World of Wine: abertura é já esta semana

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

São cinco museus, oito restaurantes e cafés, um espaço de exposições e muitos espaços para eventos. A unir tudo isto está uma praça ampla e com uma vista desafogada sobre o rio Douro e sobre a cidade do Porto. 


A abertura vai acontecer na próxima sexta-feira, às 19h, e mal o sol se puser haverá um espetáculo de vídeo mapping para assinalar o acontecimento. Este é o momento para ver e experimentar, em primeira mão, os restaurantes e o bar de vinhos do World of Wine (WOW). As experiências abrem no dia a seguir, a 1 de agosto, a partir das 10h. 

“O objetivo é reforçar a oferta cultural e museológica, proporcionando mais bons motivos para viver a cidade. Além disso, com as experiências pretendemos destacar o potencial da região nas áreas em que é especialista: no vinho e na cortiça, na indústria têxtil e na moda. Há um enorme know-how que devemos valorizar”, explica Adrian Bridge. “A festa de inauguração fica agendada para quando acharmos prudente e responsável. Vamos abrir de forma faseada, com a certeza de que estamos preparados para receber toda a gente em segurança”, sublinha o diretor executivo do WOW. 

O WOW está localizado em plena zona histórica de Vila Nova de Gaia, entre o rio e o hotel The Yeatman. Há várias entradas na Rua do Choupelo e outra na Rua Cândido dos Reis.


A partir do dia 31 de julho, os portuenses e todos os que rumem a norte podem experimentar os novos bares e restaurantes da cidade. 

1828 – O restaurante 1828 marca o início da Guerra Civil Portuguesa e é uma homenagem às adversidades ultrapassadas pelos portuenses. A força de vencer e de inovar inspira cada prato. No menu, a gastronomia fina concilia-se com a contemporânea. 

Angel’s Share – A carta tem cerca de 50 referências de vinho para beber à garrafa ou a copo. O terraço coberto debruça-se sobre a inacreditável vista. É o local perfeito para aplicar o conhecimento adquirido na Wine Experience. 

Root & Vine – Vegetariano onde se privilegia a excelência dos ingredientes, o que resulta numa saborosa paleta de cores e sabores. 

The Golden Catch – Tirando partido da enorme costa portuguesa, o The Golden Catch é um restaurante de peixe que junta as preciosidades do mar e da terra em pratos repletos de sabor. 

VP – Aqui os sabores são genuinamente portugueses e os pratos prometem confortar o estômago. Além da grande sala interior, o VP oferece uma esplanada exterior com vista privilegiada.  

Suspiro – É um café e uma casa de sobremesas. Vai poder escolher por entre doçaria tradicional portuguesa e a excentricidade da pastelaria francesa.  

Vinte Vinte Café – Por cá se faz, por cá se prova. Aqui estão disponíveis os melhores produtos à base de chocolate produzido na fábrica do The Chocolate Story. 


No primeiro dia de agosto, sábado, abrem as primeiras experiências museológicas

Wine Experience – Vamos desmistificar o vinho. Para isso, é necessário saber mais sobre os seus agentes principais – o solo, o clima, as uvas, mas também sobre todos os processos que interferem na qualidade do vinho até ele chegar ao copo. Que estilos de vinho há, o que os diferencia, como provar e como apreciar? 

Porto Region Across The Ages – Conheça os tempos e os contratempos, as conquistas e as guerras do Porto. Compreenda o carácter da Invicta e das suas gentes: um concentrado de vigor e energia, de afabilidade e desembaraço. Redescubra a história, aprofunde o conhecimento e apaixone-se mais ainda por esta cidade.  

The Chocolate Story – Esta é uma deliciosa viagem, no globo e no tempo, desde a planta do cacau até ao chocolate. Conheça a história, assista ao processo de transformação – numa verdadeira fábrica de chocolate - e, por fim, delicie-se no Vinte Vinte Café. 

The Bridge Collection - É uma coleção privada de indubitável valor e de interesse mundial. São mais de 1500 copos e taças que contam a história do Humanidade através do ritual da bebida. Cada exemplar conta uma história e será possível recuar até ao ano 7000 a.C.. 

As restantes experiências, o Planet Cork e o Porto Fashion & Fabric Museum, a Escola de Vinho e outros espaços de restauração vão abrir de forma faseada nos próximos meses. Prevêem-se assim novos e bons motivos para visitar e revisitar o WOW. 

O acesso ao quarteirão é totalmente livre. Para comprar bilhetes para as Experiências, basta aceder à bilheteira online em www.wow.pt ou dirigir-se às bilheteiras diretamente no local. Há preços para visitas individuais, pacotes de experiências, visitas em família, em grupo ou para escolas.