WOW vai abrir Museu da Moda e dos Têxteis

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O World of Wine (WOW) vai abrir o sexto museu. Será totalmente dedicado à Moda e aos Têxteis e inaugura a 28 de novembro. Como antestreia deste novo espaço, o WOW foi palco, no dia 17 de outubro, do desfile da dupla Marques'Almeida, uma apresentação integrada no programa do Portugal Fashion SS21.


O Porto Fashion & Fabric Museum está localizado num edifício contíguo à praça principal do WOW. Trata-se de uma casa histórica que data do século XVIII e inclui, inclusive, uma capela do arquiteto Nicolau Nasoni, cujos frescos foram restaurados. 

O Museu cose-se em duas partes distintas. A primeira versa sobre a indústria têxtil em Portugal, salientando a importância do setor no desenvolvimento da zona norte do país e na economia nacional. O visitante poderá ainda conhecer todos os passos da criação dos têxteis, desde o processamento da matéria-prima até aos acabamentos finais. A segunda parte do museu serve de palco para a moda portuguesa, para o calçado nacional e também para a arte da filigrana, constituindo uma montra para o DNA da moda em Portugal desde os anos 80 até à atualidade. 

“Se o vinho é o fio condutor, a verdade é que os pilares do WOW assentam no que de melhor se faz no país. Este sexto museu é mais uma mostra detalhada de um setor onde somos fortes e onde fazemos bem feito. Portugal exporta têxteis para todo o mundo e é amplamente reconhecido pela qualidade da mão-de-obra, das matérias-primas e dos produtos finais”, explica Adrian Bridge. “Queremos sublinhar o talento português, reconhecendo os criadores já conceituados e dando espaço aos novos talentos”, acrescenta o CEO do WOW. 

No mesmo edifício do Museu da Moda e dos Têxteis, vai funcionar um novo restaurante no WOW. O desfile de sabores e texturas acontecerá a partir do dia 28 de novembro – a mesma data de abertura do museu. Chamar-se-á Mira Mira e terá uma esplanada que é um verdadeiro miradouro sobre Gaia e sobre a ribeira do Porto. Do menu constarão pratos elaborados com especial atenção ao equilíbrio nutricional – saudáveis, saborosos e nutritivos.

Estas novidades vêm completar a oferta atual do WOW, que já conta com cinco museus, cinco lojas, quatro restaurantes, dois cafés e um bar de vinho. A entrada no recinto do WOW é gratuita, requerendo entrada apenas o ingresso para os museus.