Lisboa e Porto: aprender a cozinhar em workshops

Experiências de workshops pop up vão da cozinha napolitana à de várias partes do mundo

Fotografia: Fotos D.R.
Joana Soutosa

Joana Soutosa

Tal como uma cebola, o número 275 da Rua do Almada, no Porto, é uma surpresa daquelas que se vai descobrindo em camadas. Mas, sem lacrimejar… 

À medida que se entra, o vintage mistura-se com o moderno. O carril preservado no chão, do tempo em que a loja era um armazém de ferragens, guia-nos por entre roupas com padrões e cores vistosas, tapeçaria e peças de cerâmica minimalistas até uma sala com uma grande bancada de cozinha perfeitamente equipada. Claro que este caminho não se percorre rapidamente. É inevitável parar e “ver com as mãos” as prateleiras, todas diferentes e todas cheias daquela boa cangalhada que queremos muito levar para casa. É ao fundo deste grande corredor que encontramos o que dá nome a este espaço: os tais workshops.

A oferta é diversificada, apesar de focada na cozinha e gastronomia do mundo. A comida italiana é a estrela de alguns destes mini cursos, nomeadamente a culinária típica da cidade de Nápoles, apresentada aos aprendizes por Stefania de Sena, napolitana de gema, a viver em Portugal há exatamente 20 anos. Ensina italiano e criou a própria marca, Napoli Gourmet, com o objetivo de partilhar o que sabe sobre os sabores de Itália.

O workshop “Comida Napolitana” tem a duração de três horas, à semelhança da maioria, e Stefania introduz aos participantes três pratos napolitanos: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. A confeção é feita em conjunto, com a supervisão da mentora que, fiel à tradição, recorre a produtos específicos e comercializados pela empresa Fior Di Latte, pertencente a outro italiano a morar em Portugal.  A prova dos nove surge no final, quando é tempo de sentar e degustar o que se preparou com as próprias mãos. As receitas são disponibilizadas em papel e em formato digital para reproduzir vezes sem conta, como merecem.

Se não é fã da cozinha italiana, não se preocupe porque há propostas para todos os gostos: sushi, ramen, comida oriental, tailandesa e portuguesa, comida de tacho, vinagres, pickles e chutneys, entre outros. Alguns são orientados por chefes reconhecidos, como Renato Cunha, Hugo Portela e Inês Proença.

A agenda varia todos os meses, tanto no Porto como em Lisboa, onde a Workshops Pop Up também tem um espaço. As marcações são feitas online, com opção de compra de um voucher, ideal para oferecer ou para os mais indecisos.

............................................

Workshops Pop Up Porto
Rua do Almada, 275
4050-038 Porto, Portugal

Workshops Pop Up Lisboa
Calçada de Sacramento, 15
1200-393 Lisboa, Portugal

Contactos
info@workshops-popup.com
+351 966 974 119
www.workshops-popup.com