×
image

Vinhos para o dia de aniversário

Fotografia: Arquivo
José João Santos

José João Santos

Os dias de aniversário fazem, obviamente, parte daqueles momentos em que dá vontade de abrir e partilhar vinhos especiais.

Se a opção recair num vinho branco bastante evoluído ou num tinto velho, aconselho que a garrafa seja aberta pelo menos uma meia-hora antes do consumo, para arejar o vinho e libertar aromas. Deve também decantar, tranquilamente, esse vinho para facilitar o arejamento e evitar as possíveis borras que se depositam no fundo das garrafas com vários anos. Por isso, se o vinho esteve guardado na horizontal, não se esqueça de o colocar na posição vertical de véspera, para que os sedimentos possam descer até à base da garrafa. 

Os dias de aniversário são também aproveitados para abrir vinhos fortificados datados. Verifique se é necessária a decantação, não se esqueça de os servir à temperatura indicada e o resto… é puro prazer. E mesmo que não vá para novo, pode sempre arriscar um pouco e tentar encontrar numa boa garrafeira ou mesmo diretamente junto de um produtor um vinho tranquilo da data do seu nascimento. Será sempre uma experiência interessante.

Só mais uma coisinha. Claro que pode e deve abrir uma ou mais garrafas de espumante ou champanhe no seu dia, mas evite ter como parceria o bolo de aniversário. É que isso só vai sobressair a componente metálica de um espumante bruto ou champanhe. Para acompanhar o bolo é sempre mais seguro um fortificado (um Porto Tawny, por exemplo).