A Estação Ferroviária de Santa Apolónia abre portas ao The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel, unidade cinco estrelas da cidade de Lisboa com 126 quartos, que convida a um embarque pela história de um dos mais icónicos edifícios da ferrovia portuguesa.
Um investimento de cerca de 12 milhões de euros permitiu transformar os cerca de 10 mil m2 de construção distribuídos pela ala nascente e pisos superiores do corpo central da estação no novo hotel do grupo The Editory Collection Hotels, detido pela Sonae Capital. O projeto visou a reabilitação de uma parte do edifício da estação que atualmente não se encontrava em utilização e que não é essencial para a prestação do serviço de transporte ferroviário.
Com assinatura da Saraiva + Associados, o projecto de arquitectura afirma-se numa fachada de linhas sóbrias, que se destaca na frente ribeirinha com maior expressão da cantaria original e dos detalhes decorativos originais que marcam aquela construção de estilo neoclássico.
O The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel contempla três pisos com 11 tipologias distintas de quartos, com pormenores vintage e muitos detalhes temáticos inspirados nas antigas carruagens.
O restaurante do hotel pretende ser ponto de confluência dos principais produtos portugueses, cujos pratos são inspirados nos produtos que representam fielmente as várias linhas de ligação regional que convergem na Estação de Santa Apolónia. Os produtos sazonais e sabores exclusivos de vários pontos do país servem de inspiração ao chefe André Silva para criar propostas contemporâneas de matriz regional que harmonizam com uma carta de vinhos portugueses das diferentes regiões.