The Vine House: o Douro da Quinta de S. Luiz

Preguiçar

Fotografia: Fotos D.R.
Marc Barros

Marc Barros

Na antiga casa de família da Quinta de São Luiz nasce a mais recente unidade de enoturismo do Douro – The Vine House. Um projeto que resulta da remodelação cuidada do edifício, no qual os 11 quartos disponíveis respiram tranquilidade e são um convite ao relaxamento.

 

A emblemática e histórica Quinta de S. Luiz, associada à produção dos Vinhos do Porto e Douro da Kopke, marca que integra o grupo Sogevinus, tem vindo a sofrer um avultado investimento em anos mais recentes, não apenas no que concerne às benfeitorias de que tem sido alvo, como também no estreitar das ligações quanto à dimensão patrimonial e cultural da propriedade, desde logo, por exemplo, dos muros da quinta, tradicionalmente pintados de branco, que constituem a nova assinatura visual dos vinhos do Douro S. Luiz.


O mais recente passo desta estratégia de tirar o melhor partido da quinta de S. Luiz é o The Vine House, unidade hoteleira com 11 quartos, vocacionada, como não poderia deixar de ser, para o enoturismo.
É na antiga casa de família da Quinta de São Luiz, que conta mais de dois séculos de história, que se instala esta nova unidade, tirando o melhor partido da localização, por entre 125 hectares, que resultaram da agregação de cinco quintas, num conjunto superior a 90 hectares de vinhas - bem junto ao rio Douro e à EN 222, considerada recentemente a melhor do mundo para conduzir.

A recuperação do imóvel teve em linha de conta a manutenção da traça exterior original, dotando, contudo, os 11 quartos, dos quais seis com varanda, de todas as modernas comodidades. Cada quarto retira a designação dos talhões de vinha que compõem a Quinta de São Luiz: Amadiz; Cardanho; Encosta; Tegão; Rumilã; Galeira; Lobata; Canária; Tilieira; Mesquita e D. Pedro – “alguns deles pertencentes a antigas quintas nas imediações que, com o passar dos anos, foram sendo compradas. Destacam-se os seis quartos com “uma varanda exclusiva” sobre a vinha Rumilã, “a mais antiga” da quinta, “com origem numa parcela centenária”.

Charme e conforto

Mais que uma mera unidade de alojamento, a Sogevinus faz saber que esta é “uma casa de campo que convida à descoberta daquela que é a mais antiga região demarcada do mundo, num ambiente repleto de charme e conforto”. Aqui, é possível aproveitar todos os recantos da quinta, dos piqueniques nas vinhas às provas com centenas de referências Kopke e S. Luiz. Estão também disponíveis refeições leves ao longo do dia e, ao jantar, há sempre um menu com três opções à escolha, que vão alternando diariamente.
Situada em Tabuaço, entre a Régua e o Pinhão, acredita-se que a origem da quinta “remonta ao final do século XVIII”, embora o primeiro registo date dos inícios de 1800. Em 1922, foi adquirida pela Kopke, “a mais antiga casa de Vinho do Porto, fundada em 1638” e é, desde então, “berço dos vinhos produzidos” pela marca.

Tratando-se de um projeto em que a vinha e o vinho são o centro da oferta, o The Vine House propõe ainda um amplo leque de experiências, que vão desde circuitos de visita que dão a conhecer todas as fases do processo de produção, da vinha ao vinho, visitar vários pontos de interesse de São Luiz, como a capela de Santa Quitéria, onde antigamente os trabalhadores das vinhas se reuniam para ir à missa, a Casa do Alambique ou as típicas ‘Ginas'.
A marca Kopke é omnipresente e, segundo referiu o CEO da Sogevinus, Sergio Marly Caminal,  vai no sentido de reforçar a ligação e a notoriedade entre os seus vinhos, a Quinta de S. Luiz e o enoturismo.
Ao fundo, o cenário majestático do rio Douro, os socalcos e patamares das vinhas e os muros pintados de branco, conferem um ambiente de relaxamento e descontração, que só encontramos em destinos privilegiados, como o é esta magnífica região duriense.

 

The Vine House - Quinta São Luiz
EN 222 - Adorigo, 5120-012 Tabuaço
S. kopke1638.com/pt/turismo/