Garrafeira 5 Estrelas

Fotografia: Ricardo Garrido
Partilhar
Marc Barros

Marc Barros

Em Aveiro reside um negócio de família, que nasceu por vontade de um pai que, ligado aos vinhos, queria ver o futuro dos filhos assegurado. Transformou-se num dos projetos mais interessantes a nível nacional na área da distribuição. A Garrafeira 5 Estrelas prima pela diversidade e exclusividade de oferta, sempre com um toque pessoal. 

 

Estava tudo planeado. O pai Paralta, armazenista de vinhos, instilou nos seus três filhos, desde tenra idade, o gosto pelos vinhos, fosse pelas constantes visitas a adegas e a produtores, fosse pelo hábito de cheirar e provar vinhos. E, apesar de (ou mesmo tendo em conta) os gostos pessoais de Carla, Mariana e Maximino, Fernando Paralta sabia que a vida dos seus filhos iria estar intimamente ligada aos vinhos, prosseguindo a tradição familiar.
A verdade é que a Garrafeira 5 Estrelas, em Aveiro, é o culminar desse sonho paterno. A vontade de um pai, ao querer assegurar um futuro promissor aos seus filhos e, ao mesmo tempo, garantir a união e harmonia entre os três irmãos, resultou num projeto que é, hoje, uma referência nacional. Mais meritória ainda por se tratar de um espaço que não se encontra localizado nas principais metrópoles, Lisboa e Porto, fora das quais não abundam projetos com este dinamismo, garra e conhecimento.


Voltando portanto ao início. Os filhos de Fernando Paralta acompanhavam com frequência o pai nas suas visitas e contactos com adegas e produtores, criando e transmitindo uma rede de contactos, bem como uma visão de futuro, que tiveram o mérito de saber agarrar. Mesmo que, durante uma parte dos seus percursos, tudo indicava que este não seria o seu futuro: Carla como educadora de infância (e fotógrafa amadora), Mariana no teatro e Max nas tecnologias de informação. Mas o pai Paralta sabia. Sabia que essas valências iriam ser determinantes para o sucesso do tão acarinhado projeto comum. Carla fez da sua vocação de educadora a determinação para a pedagogia do público aveirense quanto aos segredos do vinho (e uma perninha na fotografia, determinante por exemplo na altura de elaboração do catálogo anual da garrafeira); Mariana transformou a arte teatral numa forma de comunicação e aproximação aos clientes; as TI e informática são as ferramentas que Maximino, hoje radicado em Londres mas ainda sócio e colaborador da empresa, utiliza para levar a cabo o projeto online da garrafeira – e que representa cerca de 20% da faturação da empresa. O sonho do pai Fernando cumpriu-se no dia 4 de maio de 1996, com a abertura da Garrafeira 5 Estrelas; sentimos a sua presença constante, de forma benévola, orgulhoso do conseguido pelos filhos.

Do ceticismo à confirmação

Atualmente, a garrafeira alberga milhares de garrafas de centenas de referências de todas as regiões nacionais, com uma oferta vasta e pouco óbvia. Podemos encontrar alguns best-sellers, mas pontificam sobretudo produtores de menor dimensão, com referências exclusivas, que por norma não estão presentes em qualquer prateleira de supermercado. 
E se, como havíamos dito, é possível encontrar um pouco de todas as regiões, por maioria de razão Bairrada e Dão têm um lugar especial na Garrafeira 5 Estrelas. Topos de gama, Vinho do Porto e Madeira, espumantes e champanhes, alguns (ainda poucos) vinhos estrangeiros, mas também destilados, aguardentes, whiskies, gins, acessórios para vinho e produtos gourmet destacam-se na oferta.
A cortesia e disponibilidade com que as duas irmãs atendem o público são uma mais-valia, tal como o são o engenho comercial, paciência e espírito pedagógico com que, há mais de duas décadas, informam e educam o público aveirense. Trabalho esse que é, sem dúvida, reconhecido pelos produtores. Desde o início, sempre foi vontade dos três irmãos realizar provas e apresentações no espaço da garrafeira, aproximando produtores e enólogos do consumidor final, com lançamentos de vinhos, harmonizações e degustações, habitualmente às sextas-feiras.


Um trabalho meritório que, apesar de tudo… foi inicialmente encarado com um certo ceticismo por parte dos produtores, hoje totalmente ultrapassado. Tanto que, em 2018, foram realizados mais de 50 eventos na Garrafeira 5 Estrelas, entre lançamentos, apresentações com produtores e jantares vínicos. Enólogos e produtores são hoje presença assídua, contribuindo para cativar e fidelizar o público. A celebração das duas décadas da garrafeira na Capitania de Aveiro, com o evento 20 anos / 20 marcas (que, como confirma Carla Paralta, contou com bem mais de 20 marcas…) foi um dos pontos altos.


A grande referência é, contudo, o lançamento anual do Catálogo de Natal que, na edição de 2018, reuniu mais de 100 produtores e enólogos no hotel Montebelo Vista Alegre, em Ílhavo, todos eles congregados no portefólio natalício (cujas fotografias, já agora, foram todas captadas por Carla – incluindo as imagens das garrafas). Também todos os anos, é promovido um jantar anual para os clientes e produtores, onde são entregues prémios para os melhores vinhos e os melhores produtores, durante o qual Mariana faz questão de homenagear a figura e o exemplo do pai (ver caixa). Sabemos, por isso, que a Garrafeira 5 Estrelas ocupa já um lugar especial no coração e no palato dos aveirenses – e não só. O pai Fernando é que sabia…

Homenagem a Fernando Paralta

No último aniversário da Garrafeira 5 Estrelas, tal como acontece todos os anos, Mariana Paralta encenou a homenagem à figura e visão do seu pai, Fernando. Um pequeno texto mas cheio de carga e sentido. “Esta foi a homenagem que fiz ao meu Pai no aniversário da Garrafeira”, diz-nos. “O que é que eu quero? Ah Deus!! Só quero fechar os olhos, ouvir a tua voz e acalmar o meu coração. Sou pequena, fraca e forte, medrosa e cheia de coragem, mas não deixo de ser a tua menina. Chove em mim meu Pai!! Acalma este meu coração apertado de filha de chuva. Deixa cair o nosso silêncio, só um bocadinho que seja, mas fica em mim, só nós, sem mundo nem fundo!! O  que eu quero? Só quero fechar os olhos e ouvir a tua voz…”


Garrafeira 5 Estrelas
Rua de Viseu 119
3800-281 Esgueira, Aveiro
T. 234 316 407
E. contact@garrafeira5estrelas.com

 

Partilhar
Voltar