Profile: Bento Amaral

Fotografia: Ricardo Garrido
Partilhar
Nuno Guedes Vaz Pires

Nuno Guedes Vaz Pires

Um dia de sol, o mar apelativo, um mergulho e tudo mudou na vida de Bento Amaral. Tinha 25 anos, cursava Engenharia Alimentar e era um fervoroso praticante de vela. Parece que a sua vida serve um propósito maior: mostrar que a capacidade de resistência é sempre superior às adversidades. E que o apoio incondicional da família opera milagres.  

Terminou o curso de Engenharia Alimentar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, onde é professor da disciplina de Avaliação Sensorial em Pós-Graduações e Mestrado de Enologia e Marketing de Vinhos, foi responsável pela Câmara de Provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. e é hoje Diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação do mesmo Instituto, o qual, afirma orgulhosamente, apresenta uma taxa de reprovação de 8%. Nunca abandonou o mar: em 2005 tornou-se campeão do mundo de vela adaptada da modalidade e qualificou Portugal para os Jogos Paralímpicos de Pequim (2008), na modalidade de vela, competição que terminou em nono lugar. 

É desde 2009 oficial da Ordem do Infante D. Henrique. E é, sobretudo, um exemplo de vida. Por tudo isto, Bento Amaral conquista ao primeiro sorriso e mostra que não há impossíveis, apenas vontade de vencer desafios.

Partilhar
Voltar