Chefe Ricardo Costa consolida estatuto Michelin

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar
Luís Costa

Luís Costa

Produtos e vinhos portugueses brilham na nova carta do The Yeatman.

 

Como é habitual nesta altura do ano, o restaurante gastronómico do hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, duas estrelas Michelin, apresenta à imprensa especializada a nova carta do chefe Ricardo Costa, que mostra cada vez mais consistência num indiscutível patamar elevado – e sempre no mais profundo respeito (e descoberta) pelos mais originais produtos portugueses.

O próprio Ricardo Costa, consciente de que o tipo de cliente do The Yeatman não permite ousadias culinárias que desvirtuem a essência do produto, caracteriza deste modo o estado atual da sua cozinha: “É uma evolução na continuidade. Criámos uma cultura interna em que todos crescemos e aprendemos juntos, partilhando os mesmos princípios e uma mesma visão. E na criação de uma nova carta, como foi o caso desta uma vez mais, todos participam, todos fazem parte do processo”.

A nova experiência gastronómica do The Yeatman corresponde a uma expressão apurada dessa evolução. Ao longo de oito pratos, Ricardo Costa e a sua equipa guiam-nos por uma viagem da terra ao mar em que os produtos da estação são trabalhados com minúcia para fazer sobressair a sua mais pura essência. Outra das características desta carta é a sua descomplexada relação com a simplicidade. Desde os “snacks” de comer à mão à autenticidade nos produtos e nas receitas, rompem-se formalismos e despertam-se os sentidos.  
Tudo começa com um mergulho no oceano Atlântico, graças ao excelso Ouriço-do-Mar, em que a ligação com os sabores do oriente evoca as rotas dos Descobrimentos que estão na base da cozinha de fusão. Segue-se uma versão do Camarão da Costa, com xerém e coentros, que diverte pelos apontamentos de ovos em nitro. Descendo pela costa, servem-se Chocos em tinta, acompanhados por talharim e pérolas fritas. 

O menu evolui depois para os ícones da gastronomia portuguesa. Aproveitando a dádiva da estação, que o chefe considera “ser a mais inspiradora pela enorme diversidade e riqueza”, o prato de Lampreia é uma homenagem às duas técnicas tradicionais usadas no ciclóstomo: em arroz e à bordalesa.

Segue-se o já clássico Leitão do The Yeatman, uma receita apurada no produto e na técnica que permite expressar o sabor e textura do típico Leitão da Bairrada, acompanhado por sabores tropicais de manga, coco e chili. E, por fim, o Boi Nacional, um prato que representa o respeito de Ricardo Costa pelo produto e a sua origem, acompanhado por cebolinha, tupinambo e molho de Civet.
Chegamos depois às sobremesas. Primeiro os mirtilos, depois a laranja sanguínea, frutos apresentados em diferentes versões e abordagens, numa expressão de criatividade e sofisticação. 
E como não podia deixar de ser num hotel vínico que tem imensos pergaminhos com a sua vasta e extraordinária carta de vinhos, as harmonizações desenhadas por Beatriz Machado elevam os pratos de Ricardo Costa para renovadas experiências sensoriais.

Deste novo menu fazem parte o espumante Borges Real Senhor Blanc de Blancs 2013 do Dão; Terroir Vulcânico 2017, um Verdelho do Pico, Açores; Filipa Pato Nossa Calcário 2017, um Bical da Bairrada; um originalíssimo e ousado “verde tinto” da casta Vinhão, Aguião Superior 2018, que faz parte integrante – servido na sua malga rústica – de um dos pratos deste menu, a lampreia, mas que harmoniza também com um delicado Pardusco Private 2012, lote de Vinhão, Alvarelhão e Cainho de Anselmo Mendes; Quinta da Manoella Vinhas Velhas 2016, do Douro, de Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges; e, nas sobremesas, os fortificados Fonseca LBV 2011, Vinho do Porto, e Casa Ermelinda Freitas Superior 2010, Moscatel Roxo da Península de Setúbal. Este suplemento de 6 vinhos custa 75 euros por pessoa. O menu completo tem o valor de 170 euros por pessoa, mas sem bebidas.

O restaurante do The Yeatman está aberto exclusivamente ao jantar, com início às 19h30 e última entrada às 21h00. As reservas podem ser feitas através do site em www.the-yeatman-hotel.com/pt/gastronomia/restaurante/ , do telefone 220 133 100 ou do e-mail reservations@theyeatman.com.

Partilhar
Voltar