Vitor Sobral assina a carta do restaurante do Colmeal

Fotografia: Fotos D.R.

A partir de agora, a carta do restaurante do Colmeal Countryside Hotel tem a assinatura de Vitor Sobral. Inspirada no conceito de cozinha de conforto e nos melhores produtos típicos da região, a nova carta prima pela simplicidade e criatividade, que serve de palco às criações do chef.

 

Vitor Sobral é o novo consultor gastronómico do Colmeal Countryside Hotel. O chef apostou na proposta de uma cozinha de conforto, genuína e tradicional, que se distingue pela qualidade dos ingredientes e dos produtos regionais do Colmeal. A terra oferece legumes, frutos, mel, azeite e vinho com sabores excecionais e exclusivos da região, que trazem ainda mais intensidade e autenticidade à experiência gastronómica no restaurante do hotel. A criatividade da ementa rege-se, assim, pelas leis da natureza, o que faz da sazonalidade a maior impulsionadora da diversificação gastronómica. 

Porém, a cozinha do Chef Vitor Sobral também se distingue pela sua personalidade, com valores transversais, constantes ao longo de todo o ano. Como é o caso da galinha do campo, cuja qualidade superior aliada à mestria do chef, a transforma num arroz de cabidela, um clássico nacional, com o qual Vitor Sobral ganhou um concurso mundial de receitas de arroz. Da galinha também se faz a canja, outra pérola portuguesa sempre presente na tradição gastronómica lusa. A canja de galinha com gengibre e hortelã é uma inovação do chef Sobral e um must na cozinha de conforto do restaurante do hotel. 

Inesperadas são também as sopas da ementa como, por exemplo, o creme de cenoura com mel e laranja, a sopa de tomate e ovo ralado, o creme de castanhas com salada de requeijão, ou o creme de abóbora com amêndoas torradas. Qualquer das opções garante um excelente início de refeição.

O peixe também está presente na carta do restaurante, que oferece pratos como polvo no forno com tomate assado, alecrim e amêndoas torradas, o célebre bacalhau com broa de milho e grelos, ou o empadão de bacalhau com especiarias, para quem prefere uma refeição com sabores do mar.

No Colmeal também há gado, de grande qualidade e criado de forma tradicional, por isso, a carne da região não poderia deixar de marcar presença na nova carta. Neste capítulo, o restaurante apresenta um menu diversificado, que integra pratos como cachaço de porco com puré de maçã, cabrito no forno com amêndoas, alecrim e migas de nabiças, cozido de borrego com grão, ou o ensopado de borrego com batata-doce, ervilhas e hortelã, especialmente para quem aprecia sabores intensos, mas refinados, com a simplicidade da cozinha deste chef.
As sobremesas também fazem parte da proposta gastronómica do restaurante do hotel. Para garantir um fim de refeição perfeito, a ementa do chef Sobral tem propostas como arroz-doce com amêndoas torradas e alecrim, pudim de requeijão com mel, nozes e menta, pudim de ovos com salada de laranja e hortelã, ou o surpreendente pudim de erva príncipe. Para um final feliz, remata-se a experiência com um bom vinho do Porto, ou moscatel. 

Vitor Sobral apostou, assim, em pratos que inspiram uma viagem à cultura lusófona, e que no Colmeal são elevados a uma dimensão, muito própria e genuína. O conceito desenvolvido pelo chef traduz-se numa cozinha de conforto, que prima pela simplicidade e por muita criatividade na conjugação dos sabores. 

 


Colmeal Countryside Hotel

Aninhado na Serra da Marofa, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, o Colmeal Countryside Hotel é mais do que um hotel rural. Idealizado e construído a pensar no “slow tourism”, o conceito do hotel resulta da identidade e exclusividade do Colmeal, o que o torna num lugar privilegiado para quem prefere estadias prolongadas e experiências genuínas, baseadas no contacto com a natureza, com as tradições e a cultura local, e para os que querem descobrir mais do que é apresentado nos tradicionais guias turísticos. 

Uma opção perfeita para quem procura espaços inovadores para a evasão à rotina e ao ritmo intenso do dia-a-dia, o Colmeal Countryside Hotel é constituído por 13 quartos e um apartamento T2, distribuídos entre a singular “Casa dos Cabrais” e uma “Casa de Campo” recuperada. O hotel conta ainda com jardim, esplanada, piscina e um spa, sempre à disposição dos visitantes.

Integrado no polo turístico da Serra da Estrela, a região envolvente oferece múltiplos atrativos que o hotel transformou em roteiros experienciais temáticos - Cultural, Natural, Gastronómico e de Descanso – com a oportunidade de contemplar, passear, saborear e descansar.

O Colmeal Countryside Hotel insere-se numa área de 650 hectares pertencentes à Quinta do Colmeal, uma antiga propriedade rural que se estende pela encosta da Serra da Marofa, que integra uma envolvente natural de abundante fauna e flora. Na propriedade existem pinturas rupestres do período neolítico, o conjunto habitacional remonta ao século XII, a igreja e a casa senhorial pertenceram à família de Pedro Alvares Cabral.
 

Redação | Revista de Vinhos