Programa do Fórum Infowine já é conhecido

Fotografia: Fotos D.R.
Luís Alves

Luís Alves

A sexta edição do fórum que discute nos próximos dias 23 e 24 de Abril, no Teatro de Vila Real, um número alargado de questões ligadas ao vinho e à vinha, conta no seu programa com oradores nacionais e internacionais.

 


"Um dia estaremos a beber vinho em Marte ou até de Marte?". Poderá parecer exagerada a questão levantada pela organização do Infowine mas agora que o programa de dois dias é público, percebemos que as propostas de discussão são de especto largo.

Das alterações climáticas ao consumo de água, da proteção do ambiente ao despovoamento rural, das intervenções naturais na vinha às tendências do gosto na comida e no vinho. A ideia é "criar o futuro do vinho", com três grandes tópicos de debate: viticultura, enologia e mercado.

As ideias vão fluir pela voz e exposição de vários oradores. Tim Hogg e James A. Kennedy abrem o fórum no dia 23 de Abril e discutem o desenvolvimento da atividade dos taninos em uvas e vinhos.
Ainda nesse dia, debatem-se tópicos ligados às leveduras, às condições de fermentação e influência na produção de determinados compostos ou ao clima na atualidade.

Já no último dia, 24, o sulfuroso e a sua presença ou ausência tem um papel relevante no debate, assim como os temas da oxidação ou das soluções de desinfeção química.

O Fórum Infowine vai já na sexta edição e junta um conjunto de interesses e instituições em torno do tema geral do vinho e da vinha. Empresas, produtores, investigadores, jornalistas da área, enólogos e enófilos são grupos de relevo na organização e produção do evento.

A Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV), o Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. (IVV), o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP) e da Câmara Municipal de Vila Real (CMVR) são algumas das instituições que apoiam este evento, em parceria com o Regia Douro Park.

A colaboração muito estreita com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) corrobora o caráter científico do Fórum.

O programa completo pode ser visitado aqui.