Revista de Vinhos e PortugalFoods lançam Fórum sobre Vinho

 
Partilhar
Redação

Redação

A Revista de Vinhos e a PortugalFoods vão lançar um Fórum Anual que parte do vinho para promover uma reflexão entre agentes que, direta ou indiretamente, intervêm na cadeia de valor do vinho, do agroalimentar e do turismo. A iniciativa vai decorrer no âmbito do Encontro com Vinhos e Sabores (ECVS), que se realiza em Lisboa, de 3 e 6 de novembro.

 

“Vamos promover um espaço onde se reunirá toda a comunidade gastronómica nacional e o setor agroindustrial para debate e reflexão. Um palco de excelência onde conceitos e tendências serão debatidos”, explica Nuno Guedes Vaz Pires, Diretor da Revista de Vinhos, promotora do evento.

Com um espaço de exposição com mais de mil metros quadrados dedicados ao setor agroindustrial, esta é uma oportunidade de todos os públicos do mundo gastronómico, desde a imprensa especializada e generalista, a líderes de opinião, chefes de cozinha, responsáveis hoteleiros e de restauração, marcas HORECA, grande consumo e bloggers se encontrarem e estabelecerem relações de networking.

“Orientado para profissionais, o Fórum vai apresentar o vinho, a gastronomia e o agroalimentar como motores de desenvolvimento económico e fatores de mudança do território e de mentalidades, abrindo espaço para um processo de análise e identificação de tendências e oportunidades de ação”, salienta Nuno Guedes Vaz Pires.

Em palco estarão especialistas, investigadores e profissionais, portugueses e estrangeiros que, através de um conjunto muito distinto de ações, partilharão as suas ideias, dúvidas e certezas num diálogo constante com a audiência.

Os primeiros dois dias do Fórum abrem com o debate de um tema transversal que será trabalhado num conjunto de conversas, provas e apresentações de estratégias, produtos e serviços. Estas ações decorrerão em simultâneo, cabendo ao participante construir o seu programa e participar nas ações que mais lhe interessam.

O facto do ECVS ser o evento que regista o maior número de visitantes e com um pleno de produtores de todas as regiões vitivinícolas de Portugal, atraiu a confiança da PortugalFoods. A Associação considera a Revista de Vinhos o parceiro ideal, para estimular o debate entre agentes de diferentes setores e para apoiar a promoção e divulgação das empresas e produtos portugueses.

Para o Diretor da Revista de Vinhos, “a parceria com a PortugalFoods representa um novo desafio que se concretizará pelo estabelecimento de um Fórum de acesso a áreas de inovação fundamentais para o desenvolvimento do vinho e da gastronomia, e pelo reforço e diversificação do público profissional que acorre ao Encontro”.

O ECVS, a Revista de Vinhos e a PortugalFoods continuam assim a apostar na capacitação das empresas e na criação e formação de públicos, sejam eles profissionais ou consumidores. 

 

Sobre o Encontro com Vinhos e Encontro com Sabores (ECVS)

Com 18 edições na sua história, o ECVS 2018 tem 90% do espaço dedicado aos expositores já comercializado. Apresenta um portefólio excecional que abrange desde as marcas mais conceituadas e consagradas às marcas mais recentes e mais desafiadoras do momento, em Portugal e no mundo. Está também garantida a presença de todas as regiões vitivinícolas portuguesas e de diferentes sub-setores do agroalimentar, o que leva Nuno Guedes Vaz Pires a afirmar que “o ECVS deste ano vai exceder todas as expectativas e ultrapassar os números do ano anterior: mais de 20 mil visitantes, mais de 400 marcas presentes, mais de 2500 vinhos em prova, ao longo de quatro dias”. Mais informações em www.encontrovinhosesabores.com.

 

ECVS vai permitir registo eletrónico de todos os vinhos provados

Sábado e domingo, 3 e 4 de novembro, a atenção dos expositores vai para o consumidor, que terá acesso eletrónico ao registo de todos os vinhos que provou e poderá inscrever-se em provas comentadas, conversas sobre vinho e speed-tastings que, num ambiente informal e descontraído, irão colocar em evidência vinhos icónicos e lançar novidades e novas tendências.

Segunda e terça-feira, 5 e 6 de novembro, o foco dos expositores é o público profissional. Nestes dias, o vinho estará em diálogo direto com o canal HORECA, através do Concurso Melhor Carta e Serviço de Vinho, e com os profissionais dos setores do turismo, da gastronomia e do agroalimentar através do Fórum, garantindo aos expositores oportunidades de negócio, networking e visibilidade.

 

Sobre a Revista de Vinhos

A mais prestigiada publicação de Vinho e Gastronomia em Portugal, com 29 anos de publicação contínua. Gerida pelo grupo Essência do Vinho, está mensalmente nas bancas em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. Promove o ECVS, evento enogastronómico que se realiza anualmente, em Lisboa, e que, desde 1999, regista o maior número de participantes, sejam expositores, consumidores e público profissional.

 

Sobre a PortugalFoods

Associação formada por empresas, por entidades do sistema científico e tecnológico e por entidades regionais e nacionais que representam os vários subsetores do setor agroalimentar. Tem como missão reforçar a competitividade das empresas deste através do aumento do seu índice tecnológico, promovendo a produção, transferência, aplicação e valorização do conhecimento orientado para a inovação, bem como promover a internacionalização através da capacitação das empresas e na identificação e captação de oportunidades.

Partilhar
Voltar