Corticeira Amorim lança tecnologia anti-TCA para espumante

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Corticeira Amorim anuncia o lançamento mundial das primeiras rolhas de cortiça para vinhos espumantes com garantia de TCA não detetável (tricloroanisole, vulgarmente associado “ao sabor a rolha”).

 

O sistema NDtech Sparkling assenta num sistema pioneiro de triagem das rolhas, resultado de dois anos de investimento em I&D, e está a ser lançado a nível nacional e internacional.

O NDtech Sparkling surge três anos após a apresentação do sistema NDtech, que fornece uma garantia de TCA não detetável* às rolhas naturais para vinhos tranquilos. As tecnologias de digitalização e avaliação são semelhantes à usada neste tipo de rolhas, mas a análise é agora focada nos discos de cortiça natural que entram em contacto com o vinho e adaptada aos três diâmetros típicos utilizados na indústria de espumantes: 48 x 29,5, x 30,5 e x 31. 

“O lançamento dos comprovados sistemas NDtech para rolhas de espumante com dois discos de cortiça natural é uma ótima notícia para os produtores de todo o mundo.” afirma Carlos de Jesus, Diretor de Marketing e Comunicação da Corticeira Amorim. “Este processo maximiza a precisão tecnológica, que permite reforçar a qualidade da rolha de cortiça para espumante, exaltando as características técnicas e de sustentabilidade daquele que é o melhor vedante para vinho.”

A Corticeira Amorim prevê um funcionamento das linhas NDtech Sparkling de 24 horas por dia, sete dias por semana, tendo em conta o elevado nível de procura que esta nova solução deverá ter a nível nacional e internacional.

Validada por entidades independentes, a NDtech é uma tecnologia que possibilita uma revolução em termos de controlo de qualidade, pois pela primeira vez introduz uma triagem específica nas linhas de produção das rolhas de cortiça, baseada em cromatografia gasosa, uma das análises químicas mais sofisticadas do mundo.

 

Mais informações sobre NDtech

* TCA não detetável: o Teor de TCA libertável igual ou inferior ao limite de quantificação de 0,5 ng/L, numa análise efetuada de acordo com a norma ISO 20752.

De referir que 0.5 nanogramas/litro é o equivalente a uma gota de água em 800 piscinas olímpicas.

Tradicionalmente, cada análise de cromatografia gasosa demora 14 minutos. Através do NDtech, a Corticeira Amorim conseguiu reduzir o tempo desta análise para 16 segundos, viabilizando a sua integração numa escala industrial. De mencionar ainda que o processo de controlo de qualidade da Corticeira Amorim continuará a integrar estas análises, feitas com base em amostragens estatisticamente relevantes e num total mais de 40 mil análises mensais.