Obama no Porto em julho para falar de alterações climáticas

Fotografia: Fotos D.R.

Será a primeira vez que Barack Obama visita a cidade Invicta. O ex-presidente americano vem ao Porto falar de mudanças climáticas, no dia 6 de julho, na Climate Change Leadership Porto 2018 Summit, uma co-organização entre várias entidades.

 

O tema de debate no evento que vai trazer Barack Obama ao Porto foi também um dos pontos fortes da sua agenda política durante os dois mandatos em que liderou a Casa Branca. As alterações climáticas e os investimentos na economia verde serão objeto de reflexão no Coliseu do Porto, na Climate Change Leadership Porto 2018 Summit, com particular enfoque no seu impacto na agricultura.


Recorde-se que Barack Obama esteve duas vezes em Portugal. A primeira no final de 2010, na única visita oficial que fez a Portugal, participando na cimeira da Aliança do Atlântico Norte (NATO). Anos mais tarde, nos últimos meses de mandato, em 2016, aterrou na ilha Terceira, nos Açores, para uma breve escala técnica.


Em comunicado, a organização da Conferência refere que as alterações climáticas afetam todos os setores da sociedade e têm um impacto direto no futuro das áreas da economia e da produção, onde se inclui a agricultura. As temperaturas médias, a precipitação ou os episódios climáticos extremos são mudanças já notadas, com especial gravidade no setor primário.


A organização do evento é composta pela Taylor's Port, Advanced Leadership Foundation, Câmara Municipial do Porto, Associação Comercial do Porto, Instituto da Vinha e do Vinho e The American College in Spain. A Essência do Vinho é co-produtora e a Revista de Vinhos é media oficial. Para além do 44º Presidente americano participarão ainda Mohan Munasinghe, ex-vice-Presidente do IPCC e vencedor do Prémio Nobel da Paz em 2007, Irina Bokova, ex-diretora geral da UNESCO e Juan Verde, Presidente da Advanced Leadership Foundation.

 

Redação | Revista de Vinhos