Pêra-Manca tinto 2013 chega ao mercado

Fotografia: Fotos D.R.
Nuno Guedes Vaz Pires

Nuno Guedes Vaz Pires

São 19.000 garrafas do mais emblemático vinho tinto da Fundação Eugénio de Almeida (FEA). O Pêra-Manca tinto 2013 chega assim ao mercado, numa edição ainda mais limitada do que as anteriores. O lançamento aconteceu esta semana e contou com a presença da Revista de Vinhos.

 

Elaborado a partir das habituais castas Trincadeira e Aragonez, provenientes de talhões de uma das vinhas mais velhas da FEA, em Évora, tem aroma elegante e fresco, com muita fruta intensa a dominar. Frutos vermelhos, trufa, especiarias e um carácter balsâmico mais fresco e mentolado. Na boca exibe enorme textura, é denso mas fresco, com fruta elegante, corpo rico e taninos muito robustos. Acidez muito equilibrada, termina complexo, intenso, com final de boca muito longo e persistente.

Produzido apenas em anos excecionais, “a colheita tinto 2013 responde aos critérios de qualidade extrema a que este vinho obriga”, afirma Pedro Baptista, enólogo da FEA. 

À semelhança da colheita de 2011, o Pêra-Manca tinto 2013 é apresentado com o inovador sistema de segurança que permite ao consumidor garantir a autenticidade do vinho, como sublinhou José Mateus Ginó, presidente do Conselho Executivo da FEA.