Poças Júnior lança vinho Quinado com 40 anos

Fotografia: Fotos D.R.

São 100 garrafas de história que assinalam os 100 anos da tradicional marca de Vinho do Porto. Muito apreciado no Brasil e nas antigas colónias portuguesas onde era usado como preventivo para a malária, o vinho Quinado da Poças Júnior é agora reeditado.

 

Tudo começou quando, há mais de 40 anos, o antigo provador da casa, Miguel Pinto Hespanhol, criou este vinho cuja receita exata não é conhecida. Sabe-se, no entanto, que “mistura as características de um tawny velho com o amargo da quinina e a exuberância aromática de um conjunto de essências que terão sido utilizadas na altura da sua elaboração”, esclarece o enólogo da Poças, Jorge Pintão. 

O carácter farmacêutico integra a vida deste vinho licoroso, aromatizado e com qualidades terapêuticas contra a malária, advindas da quinina adicionada em doses mínimas. Note-se, ainda assim, que "o Quinado era igualmente um produto de prazer, muito apreciado como aperitivo". 

“A Poças Júnior faz 100 anos de vida em 2018 e pensamos que esta é uma forma de contarmos a nossa história e de celebrarmos o centenário, entre outras que estão a ser preparadas”, testemunha Pedro Poças Pintão, diretor comercial da empresa, ao anunciar a edição limitada de 100 garrafas de vinho Quinado que a empresa tem em stock, destinadas ao “prazer esclarecido e curioso de apreciadores de produtos únicos”, conclui.

O Poças Quinado está disponível e tem um P.V.P. de 150 euros.

 

Redação | Revista de Vinhos