Sogrape reforça posição ibérica

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar

A Sogrape reforçou o seu posicionamento estratégico em Espanha, com a aquisição da Bodegas Aura à Pernod Ricard Winemakers Spain. Centrada na denominação de Rueda, esta movimentação segue-se à compra da Bodegas LAN, da Rioja, em 2012, que incorporava já a Santiago Ruiz, nas Rias Baixas, bem como outros projetos em desenvolvimento recente nas regiões de Rueda e Ribera del Duero.


De acordo com Fernando da Cunha Guedes, CEO da Sogrape, “a partir do momento em que redefinimos as nossas linhas de orientação estratégica e assumimos que a focalização seria essencial à eficiência e crescimento da Sogrape, o reforço da nossa operação em Espanha foi sempre um objetivo”. A aquisição de Aura, em Rueda, é encarada pelo grupo como “um passo natural para complementar o portefólio” relativamente à origem Espanha.

Os vinhos da Rueda são especialmente relevantes em Espanha. Este mercado, que vale atualmente cerca de 60% para a LAN, apresenta-se em terceiro lugar no ranking de principais mercados para o grupo. Neste contexto, Fernando da Cunha Guedes reforça que “ainda queremos continuar a crescer, mas esta aquisição responde de forma direta à intenção de ganhar escala em Espanha, quer pelo aumento da oferta relativamente a esta origem, quer pelo reforço inevitável da distribuição neste mercado, em particular no canal on-trade”.

A partir de 40 hectares de vinha da casta verdejo, Aura produz atualmente dois vinhos, numa adega com capacidade para cerca de 900 mil litros que promete ser a base de desenvolvimento de um projeto premium da Sogrape nesta região.
 

Redação | Revista de Vinhos

Partilhar
Voltar