Solução portuguesa garante autenticidade dos vinhos

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Empresa nacional destaca-se em projeto europeu entre 100 entidades e promete ajudar a garantir a autenticidade dos vinhos. Sistema usa a tecnologia blockchain.


A Zenithwings, spin-off tecnológica da Ubiwhere, foi a única empresa portuguesa selecionada num lote de cerca de 100 entidades para participação em projeto europeu. O programa financia a integração da tecnologia blockchain numa solução de certificação de vinhos.
A Zenithwings vai assim lançar uma solução que, com a integração de tecnologias Blockchain e DLT, vai certificar e garantir a qualidade e autenticidade dos vinhos, protegendo a cadeia, desde os produtores até aos consumidores.

Uma vez que o vinho é um produtos agrícolas passível de ser afetado pelo problema da contrafação, esta solução irá oferecer mais segurança ao consumidor final aquando do consumo deste produto.

Com a integração da tecnologia Blockchain, a solução vai permitir digitalizar o processo de certificação dos vinhos através do registo de todas as etapas de um processo de certificação tradicional, numa blockchain (uma vez inseridas, não podem ser alterados), conferindo maior transparência e fiabilidade a todo o processo.

Na prática, os dados de identificação do vinho serão disponibilizados através do rótulo da garrafa, que quando lido pela câmara do telemóvel, redireciona o consumidor para uma página com toda a informação. A solução vai potenciar uma relação de confiança e lealdade entre o produtor e o consumidor, ao monitorizar toda a cadeia de produção vitivinícola, desde a origem das uvas à garrafa de vinho.

Este projeto contará com o apoio da Zabala Innovation Consulting, juntamente com um consórcio composto pela Alastria , a Innomine e a Frankfurt School Blockchain Center .

Os primeiros testes da solução serão desenvolvidos em parceria com as Caves Murganheira nos próximos meses. No próximo ano estará disponível ao público em geral.

A Zenithwings é uma inovadora empresa high-tech , sediada em Aveiro, que oferece soluções tecnológicas inteligentes nas áreas da Inovação e Investigação para Agricultura de Precisão e Indústria 4.0. A empresa opera sobretudo nos setores de produção e distribuição vinícola, focando-se no desenvolvimento de soluções de rastreio, monitorização e gestão de todas as fases da produção vitivinícola, de forma a garantir uma melhor e mais eficaz gestão e uma promoção vanguardista desta indústria.