Contem connosco!

Na história dos 28 anos de Revista de Vinhos, o ano de 2017 terá sido dos mais desafiantes. A Masemba e a EV-Essência do Vinho passaram a partilhar a gestão do título, com isso efetuando os necessários ajustes e melhorias em prol do leitor e dos setores do vinho e da gastronomia. Mas, pessoalmente, foi também um ano que recordarei com gratas memórias.
 
 
Percorri 137.801 quilómetros pelo mundo e suportei mais de 208 horas de voo. Na gestão internacional de eventos promocionais de vinhos portugueses estive em vários países –
Alemanha, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Fiz novos amigos, fidelizei os que já o eram. Provei e comparei os melhores vinhos portugueses com os grandes vinhos de cada mercado. Partilhei momentos com consagrados e novos valores do vinho. Convidei muitos deles a visitarem as diferentes regiões portuguesas. Com alguns jantei em minha casa e alguns considero-os amigos para a vida.
 

Pude, enquanto diretor da Revista de Vinhos e da EV, reforçar o posicionamento de liderança dos nossos projetos editoriais em múltiplas plataformas. Na televisão, com o programa semanal “A Essência” exibido na RTP3 e RTP Internacional (e que agora entra no terceiro ano de emissões), nas redes sociais (facebook, instagram, twitter), onde somos líderes destacados em Portugal na divulgação do vinho e da gastronomia, na edição de guias, dentro e fora do país, relacionados com vinho e gastronomia.
 

O ano de 2017 significou ainda a melhor edição de sempre do “Encontro com Vinhos” e “Encontro com Sabores”. Os números da 18ª edição do evento, realizado no local de sempre, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, são esclarecedores: 18.000 visitantes; 400 marcas; 2.500 vinhos; 130 ações realizadas (antes, durante e após o evento); 178 jornalistas credenciados, de diferentes nacionalidades. Quem lá esteve comprova esse sucesso e, melhor do que eu, dirá o que presenciou. Em novembro, estará de regresso.
 
 
Parece-me ainda evidente que o ano findo foi muito positivo, genericamente falando, para os vinhos e a gastronomia do país. O verdadeiro “boom” turístico e a notoriedade externa crescente de Portugal tem permitido que milhões de estrangeiros tomem contacto com a nossa cultura, os nossos hábitos, os nossos territórios, os nossos produtos, os nossos produtores, os nossos protagonistas. E, de entre esses milhões, arrisco que muitos deles passarão a ser dos melhores embaixadores de Portugal nos respetivos países.
 
 
Para 2018, o desafio primeiro, a todos os níveis, é manter o ritmo. Porque ainda há muito por fazer e porque Portugal – como salientou Jancis Robinson, a conceituada jornalista e “Master of Wine” britânica que esteve recentemente em Lisboa a convite da Revista de Vinhos – tem muito espaço de progressão e conquista no mundo.
 
Por isso, em Portugal e no mundo, contem connosco!
 
Editorial publicado no número 348, de Janeiro de 2018 | Revista de Vinhos
Partilhar
Voltar