Valle Central, Chile

Fotografia: Fotos D.R.; Arquivo
Nuno Guedes Vaz Pires

Nuno Guedes Vaz Pires

Entre o Pacífico e a cordilheira dos Andes, o Chile tem-se apresentado como dos mais notáveis exemplos de países do chamado Novo Mundo, ao criar um compromisso, em muitos casos imbatível, de vinhos de excelente relação qualidade/preço. O Valle Central é uma das quatro regiões principais, espraiando-se a partir da capital do país, Santiago.

O perfil de grande parte destes vinhos é uma tentadora combinação entre fruta… e carteira, sendo bem acessíveis vinhos brancos elaborados a partir da casta Chardonnay ou tintos de apelo imediato a partir de Merlot.

Valle del Maipo é a mais conhecida das sub-regiões do Valle Central, a ponto de ser unanimemente apresentada como o coração da indústria chilena de vinho. Registos históricos apontam para a existência de vinhedos desde o século XVI. Entre montanhas, as melhoras vinhas estão plantadas no sopé dos Andes e como a influência marítima é ali quase inexistente é o ar mais fresco que desce e ajuda à viticultura. Os solos podem ser de aluvião, de cascalho com algum calcário, nuns casos, ou com alguma argila, noutros. O carácter mentolado de vinhos elaborados a partir de Cabernet Sauvignon tornou-se já numa espécie
de imagem de marca de del Maipo.

 

REGIÃO

Valle Central, Chile.

SUB-REGIÕES

Valle del Maipo, Valle del Cachapoal, Valle de Colchagua, Valle de Curicó e Valle del Maule.

CASTAS TINTAS DE MAIOR EXPRESSÃO

Merlot, Cabernet Sauvignon, Carmenère, Syrah, Pinot Noir.

CASTAS BRANCAS DE MAIOR EXPRESSÃO

Chardonnay e Sauvignon Blanc.

PRODUTORES DE REFERÊNCIA

Almaviva, Château Los Boldos, Concha y Toro, Lapostolle, Montes, Miguel Torres, Santa Rita, Vina Altair, Viña Los Vascos.