Alentejo aplaude acordo entre China e UE

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

No passado dia 15 de setembro, foi celebrado um acordo comercial entre a China e os 27 países membros da União Europeia (UE), que confere a proteção a 100 indicações geográficas europeias e a 100 chinesas. Os vinhos do Alentejo constam de entre as seis iguarias portuguesas que fazem parte da lista.


O acordo garante que os consumidores acedem a produtos de qualidade certificada, estando assegurada a sua proteção contra imitações ou reproduções fraudulentas. O pacto deve entrar em vigor no início do próximo ano, assim que seja aprovado pelo Parlamento Europeu e adotado pelo Conselho Europeu.

“Este é um passo político muito importante que esperamos que venha a ter impacto para os produtos protegidos com indicação geográfica no seu todo e para os Vinhos do Alentejo, em particular, uma vez que o mercado chinês ocupa o sexto lugar na tabela dos destinos para os quais mais exportamos os nossos produtos”, sublinha Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Devido à crise gerada pela pandemia de COVID-19, registou-se uma redução na exportação de vinho alentejano, durante o primeiro semestre do ano, para o mercado chinês.

“Com este acordo, os vinhos da região do Alentejo ficam mais protegidos na China e ganham notoriedade por isso, o que vai ajudar à perceção de valor pelos consumidores e importadores, sendo mais um tema a comunicar pelos produtores da região nas suas abordagens comerciais. Acredito que pode alavancar a exportação para a China”, remata Francisco Mateus.