As grandes mulheres do vinho em livro

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Reinas de Copas. Las grandes mujeres del vino. Assim se chama o livro da autora espanhola Zoltan Nagy. Uma obra que destaca enólogas e viticultoras espanholas.


Esgotada a primeira edição no passado mês de fevereiro, Reinas de Copas. Las grandes mujeres del vino tem já segunda edição disponível nas livrarias, ampliada, em espanhol, e agora também com uma tradução para inglês.

O livro agora traduzido para inglês é uma seleção pessoal da autora de mulheres que trabalham no setor do vinho. Entre viticultoras e enólogas, proprietárias, diretoras e sommeliers, Nagy elegeu 57 mulheres (e 59 vinhos) e descreveu os percursos profissionais. Para além disto, a cada uma das mulheres, perguntou-lhes quais os vinhos preferidos.

A tradução vem no seguimento do prémio Best Drink Writing Book in Spain 2019, um dos mais importantes galardões do mundo da literatura de vinhos e gastronomia. Atribuído pelo Gourmand World Awards, o livro da autora espanhola foi a concurso com mais sete mil obras, de uma centena de países. No próximo mês de julho, Nagy irá à final dos prémios Best of the World que se vão realizar em Macau, na China.


Sobre a autora

Zoltan Nagy é escritora especializada em vinhos, colunistas em diferentes meios digitais e muito ativa nas redes sociais. Membro da Associação Espanhola de Periodistas e Escritores de Vinhos (AEPEV) e sócia da empresa Food Lover Tour, empresa de viagens enogastronómicas.

Nagy faz provas ao domicílio, desenha cartas de vinhos para restaurantes e faz assessoria a adegas, na área do marketing digital. Atualmente, está a fazer o curso WSET (Wine & Spirit Education Trust), um das importantes formações em vinhos e espirituosos no mundo.

Reinas de Copas. Las Grandes Mujeres del Vino é o primeiro livro da autora.