Brasil: “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo”

 
Redação

Redação

Nos dias de 13 (Rio de Janeiro), 16 (Vitória), 18 (Belo Horizonte) e 20 de setembro (São Paulo) acontecem as seletivas regionais da 7ª edição do concurso “O Melhor Sommelier do Brasil", que nomeará o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no país.

Além de participar de uma formação dirigida por um especialista, que explicará os conceitos-chave da região – incluindo história, “terroir”, produtores e perfil dos vinhos – , os concorrentes disputarão a prova com vinhos alentejanos, culminando em um teste escrito de caráter classificatório. Em cada seletiva regional, dois finalistas serão premiados com uma viagem à região do Alentejo, em Portugal, onde terão a oportunidade de conhecer a região e alguns dos produtores alentejanos.

Na grande final, no Alentejo, os brasileiros participarão de uma prova prática com o objetivo de apurar os conhecimentos de cada sommelier sobre a região vitivinícola alentejana, as castas e os vinhos, para a escolha do grande vencedor. Na edição de 2018, Jean Stelmach, especialista na Zahil Importadora, foi o grande vencedor e atualmente é embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil. O concurso anual visa aproximar ainda mais a relação existente entre o Alentejo e o Brasil, país para o qual os Vinhos do Alentejo mais exportaram em 2018. O Brasil é o principal importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 3,6 milhões de litros no último ano.

O concurso é organizado pela CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, tem produção da EV-Essência do Vinho e o apoio da Revista de Vinhos.