Consumidores portugueses reconhecem os sabores do ano

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

São 165 os produtos reconhecidos como Sabor do Ano 2021, eleitos através de mais de 13 mil provas cegas realizadas pelos consumidores portugueses num laboratório de análise sensorial. Nesta edição volta a crescer o número de marcas participantes tanto de fabricantes como de distribuição, destacando-se os novos selos Sabor do Ano Responsável e Sabor do Ano Made in Portugal.

 

“A notoriedade do Prémio Sabor do Ano aumenta de edição para edição. Os excelentes resultados que mais uma vez conseguimos comprovam que as marcas reconhecem a eficácia do Sabor do Ano enquanto símbolo de qualidade que tem impacto real nas vendas dos produtos, na performance das marcas e na vida do consumidor” afirma Jordi Bové Solana, Diretor Geral da Global Quality Ibéria, empresa que representa o Prémio em Portugal. 

Em linha com as novas tendências de mercado e preocupações do consumidor, as categorias Bio e Vegan contam com o maior número de produtos premiados.  No entanto destaca-se a participação nos novos selos: Sabor do Ano Responsável que avalia os produtos em três vertentes (sabor, nutrição e reciclabilidade da embalagem) e Sabor do Ano Made in Portugal, que distingue produtos em que a principal fonte de matéria-prima é nacional. 

Nas marcas, volta a destacar-se o Lidl que, pelo terceiro ano consecutivo, é a insígnia mais premiada com 38 produtos. Aldi, Intermarché e Continente são as restantes empresas do retalho alimentar que vêm os seus produtos distinguidos pela qualidade e sabor. Nos fabricantes, premiados no total com 65 produtos, destaca-se sobretudo o elevado número de empresas que apostam pela primeira vez no Prémio Sabor do Ano.

“A elevada adesão aos novos selos que lançámos nesta edição, assim como ao Sabor do Ano Sustentável, reafirma o nosso papel junto da indústria, como quem trabalhamos diariamente para que as marcas consigam os melhores resultados e performances.” explica Jordi Bové. 

Cada produto inscrito no Prémio Sabor do Ano é provado e aprovado por um painel de consumidores selecionados de acordo com os seus hábitos de consumo, em testes monádicos (os consumidores não têm conhecimento da marca), num laboratório de análise sensorial acreditado que segue um restrito protocolo e garante a imparcialidade da prova, sendo avaliados cinco critérios: Sabor, Aspeto, Odor, Textura e Satisfação Global. 

Vídeo produtos premiados aqui.